PESQUISA

Famed e Imef conquistam edital Covid-19 da Fapergs

Projetos foram selecionados para receber investimentos emergenciais focados nas soluções relacionadas à doença

A FURG obteve a aprovação de dois projetos no edital emergencial Ciência e Tecnologia no Combate à Covid-19, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). 

Liderado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG, o projeto transdisciplinar “Criação de soluções digitais para controle, monitoramento e previsão da disseminação da Covid-19” também envolve a participação do professor Jean Espinoza, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande. O principal objetivo do grupo é usar ferramentas da ciência básica através de teoria, modelagem, tecnologia e educação para construir um protocolo de ações de previsão e controle de epidemias e/ou pandemias. A conquista do edital irá viabilizar a aquisição de equipamentos e a contratação de dois doutores via bolsa de desenvolvimento tecnológico e industrial por um período de 12 meses.

"Este projeto, especificamente, alcança duas grandes vitórias", defendem o coordenador Matheus Lazo e a líder executora Dinalva A. Sales. "Não apenas o Imef protagoniza a FURG perante o cenário dos órgãos de fomento, como também demonstra que a ciência básica é fundamental para a compreensão dos fenômenos da natureza", afirmam os pesquisadores.

O time era composto inicialmente por 20 docentes do Imef e, ao aumentar sua abrangência, hoje conta com mais de 30 docentes, incluindo especialistas do Centro de Ciências Computacionais (C3), Faculdade de Medicina (Famed), Instituto de Educação (IE) e HU-FURG/Ebserh. Juntos, formam o grupo “Exactum - Núcleo Transdisciplinar de Teoria, Modelagem, Tecnologia e Educação”, cujo objetivo é apresentar soluções voltadas ao enfrentamento e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias.

O segundo projeto da universidade aprovado no edital foi apresentado pela Famed. Com o título "Impacto da Covid-19 sobre a saúde mental da população", o estudo busca analisar a situação de acadêmicos da FURG, estudantes do ensino médio do IFRS - Campus Rio Grande e adultos da zona urbana rio-grandina.

A pesquisa é coordenada por Samuel Dumith, professor da Famed, e conta com oito colaboradores, dentre outros professores dos cursos de Medicina e Psicologia da FURG, e também docentes da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma. "Fiquei surpreso com a contemplação do projeto, uma vez que havia 215 propostas e apenas 36 foram reconhecidas", diz o professor. "Foi um edital emergencial com um prazo curto de inscrições, apenas 10 dias", completa.

Com a execução desse projeto, os pesquisadores pretendem dar um retorno à sociedade referente ao impacto da Covid-19 e das medidas de contingenciamento sobre a saúde mental da população - depressão, estresse, ansiedade, qualidade de vida e bem-estar - assim como a sua influência sobre comportamentos como alimentação, atividade física, tabagismo, consumo de álcool, hábitos de sono e instabilidade financeira.

Com prazo de execução de 12 meses, o edital da Fapergs prevê um investimento estimado em R$ 5 milhões, podendo haver suplementação em qualquer fase, caso seja conveniente e haja disponibilidade de recursos.