FURG passa a integrar rede de universidades situadas em regiões de fronteira

Ingresso foi oficializado durante reunião com a Andifes nesta última terça-feira, 20

Lançada em dezembro de 2024, a Rede de Universidades de Fronteiras (Unifronteiras), é uma iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com o propósito de articular ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas nas regiões de fronteira. Nesta última terça-feira, 20, a reitora Suzane Gonçalves em reunião com a Associação, comuniciu à omunidade universitária da FURG o ingresso da instituição na rede. 

De acordo com a Andifes, a iniciativa é um esforço voltado para a promoção da interculturalidade, plurilingualismo e integração regional, para que, em conjunto, as universidades que integram a rede possam enfrentar os desafios educacionais e socioeconômicos encontrados nas regiões fronteiriças por meio de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação articuladas.

De acordo com a reitora, o ingresso da Universidade na rede é um passo estratégico e de grande importância que reafirma o compromisso institucional da FURG com o desenvolvimento regional, a inclusão social e a internacionalização. "Integrar a Unifronteiras nos possibilita ampliar parcerias acadêmicas, especialmente voltadas para os desafios e potencialidades das regiões de fronteira. Além disso, fortalece nossa missão de promover uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, alinhada às demandas locais e internacionais", destaca Suzane.