Em nota, reitoria confere transparência no processo de retomada gradual às atividades presenciais

Gestão divulgou documento para fortalecer a comunicação com a comunidade acadêmica

A Reitoria da FURG vem a público, com vistas a conferir máxima transparência nos processos de discussão sobre o Plano de Retorno Gradual das Atividades Presenciais na universidade, disponibilizar as tratativas que vêm realizando junto às Unidades Acadêmicas e Administrativas e às entidades representativas da comunidade acadêmica.

Em 15 de setembro, foram disponibilizadas à Aprofurg, Aptafurg, APG e DCE, bem como às Direções de Unidades Acadêmicas e dos Campi as minutas da versão 1.7 do Plano de Contingência e da respectiva Portaria que o regularia, documentos normativos que haviam sido produzidos por um grupo de trabalho especificamente designado para este fim a partir do Comitê de Monitoramento da covid-19, da Comissão de Proteção e Cuidado e das Comissões Acadêmicas da Graduação e da Pós-Graduação.

Em 16 de setembro, a partir de reunião entre a Reitoria e as quatro entidades e, no dia posterior, entre Reitoria e Direções de Unidades Acadêmicas e dos Campi, pautando-se esclarecimentos iniciais, ficou ajustado um prazo para retorno das entidades com sugestões e considerações até 28 de setembro. Durante o mesmo período, as minutas também foram apresentadas e debatidas inicialmente com Unidades Acadêmicas e Administrativas, com vistas ao envio de sugestões e considerações.

Em 29 de setembro, ocorreu uma nova reunião entre as quatro entidades e a Reitoria, oportunidade na qual foram encaminhadas e pactuadas as ações para todas as demandas apresentadas e discutidas em cerca de quatro horas de reunião. O mesmo procedimento se deu em 30 de setembro, quando a Reitoria se reuniu com as Direções de Unidades Acadêmicas e dos Campi. Parte das demandas apresentadas foi diretamente incorporada à Portaria 2.054/2021, e outras que tratavam de procedimentos operacionais e questões ainda indefinidas, especialmente para a Fase 3, tiveram seus encaminhamentos pactuados. Apenas a solicitação proposta para o início do retorno das atividades administrativas presenciais que apontava somente para abril de 2022, não pode ser atendida, conforme argumentado na reunião do dia 29.

Uma vez atendidos os quatro principais pilares da redução de risco ao contágio de covid-19, quais sejam: a vacinação, o distanciamento, a ventilação e o uso de máscaras; em um cenário epidemiológico favorável, a universidade já possui todas as condições sanitárias para o retorno gradual das atividades presenciais. De modo adicional, com a recente publicação da Instrução Normativa 90SGP/SEDGG/ME Nº 90, de 28 de setembro de 2021 (disponível clicando aqui), estabeleceram-se somente duas ressalvas para o trabalho remoto. Primeiro, aos servidores pertencentes aos grupos de risco ali definidos e, segundo, àqueles formalmente alocados na modalidade de teletrabalho, situação ainda não regulamentada na FURG, inviabilizando-se, assim, possibilidades para o trabalho exclusivamente remoto dos servidores públicos federais.

Neste sentido, anexamos a esta nota o ofício que formaliza às entidades representativas todos os encaminhamentos respectivos às demandas apresentadas e que, certamente, elucidam também estes pontos para eventuais dúvidas de toda a comunidade universitária da FURG. Indicamos, também, para fins de elucidação de dúvidas, a leitura da notícia “Plano de contingência ganha nova versão visando retorno presencial de atividades”, publicada no portal da FURG – e disponível aqui -, assim como o programa FM Café, realizado no dia 07 de outubro, às 13h, que está disponível no canal oficial da FURG no Youtube – clicando aqui.

Por último, conforme compromisso por nós assumido de manter um diálogo aberto e transparente com a comunidade, comunicamos que na segunda-feira, 18 de outubro, às 19h00, será realizada uma transmissão ao vivo pelo canal oficial da FURG no Youtube, apresentando o Plano de Retorno Gradual de Atividades Presenciais da FURG e todas as demais medidas de cuidado dispostas na versão 1.7 do Plano de Contingência institucional.

Reiteramos que, desde o início da pandemia, as tomadas de decisão desta universidade têm sido pautadas pelas orientações técnicas e científicas que valorizam acima de tudo a vida, o que vem se seguindo desde março de 2020. São estes comitês, compostos por servidores zelosos, competentes e comprometidos com a valorização da vida, que vêm orientando as ações desta universidade, tendo já produzido sete versões do Plano de Contingência institucional e documentos adicionais, os quais vêm possibilitando o mapeamento de risco dos ambientes universitários, bem como orientam a ocupação segura destes espaços. Deve se frisar que o monitoramento das condições sanitárias dos ambientes da universidade será permanente e os comitês continuarão ativos e vigilantes, caso o cenário epidemiológico se modifique.

A retomada das atividades presenciais de modo progressivo e seguro sempre foi um compromisso assumido por esta Reitoria e continuará sendo. Sabemos dos desafios e estamos neles empenhados. É importante salientar que todos os diálogos aqui narrados permeiam os sentidos de fazer e estar desta gestão na universidade. Assim, não olvidaremos esforços para atender as demandas da comunidade universitária, decorrentes deste retorno gradual. Neste processo de retomada das atividades presenciais, contamos com a capacidade dialógica e colaborativa que sempre foi a marca desta universidade pública, gratuita e de qualidade social.

OFÍCIO Nº 334/2021/Gab/FURG