Nesta segunda-feira, 18, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançaram uma campanha pelo respeito à democracia, reafirmando a confiança das entidades no processo eleitoral, na justiça eleitoral e nas urnas eletrônicas do Brasil. A iniciativa contou com a participação das universidades e dos institutos federais, que aderiram à campanha. Assista ao vídeo de lançamento da campanha.
Unidos, como parte da sociedade civil, a Andifes, o Conif, as universidades e os institutos federais iniciam a campanha com o objetivo de auxiliar na divulgação de informações e esclarecimentos de dúvidas comuns aos eleitores durante o período eleitoral, em ordem de mitigar o compartilhamento de fake news. Além disso, a ação também visa incentivar o voto entre os grupos não obrigatórios, como jovens com idade entre 16 e 18 anos e idosos, além de estimular, ainda, a participação dos brasileiros como mesários voluntários.
Em 27 de junho, a Andifes e o Conif estiveram em audiência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando apresentaram documento conjunto reforçando a confiança no TSE e na sua consolidada tradição de realizar eleições livres e seguras em todos os pleitos do período democrático recente. Na ocasião, as entidades da educação superior também assinaram um termo de cooperação e adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral, que tem o objetivo de conter a proliferação de notícias falsas que contaminam o processo democrático brasileiro.
A campanha estará disponível nos sites institucionais e nas redes sociais da Andifes, do Conif, das universidades federais e dos institutos federais até o término do período eleitoral, seguindo um cronograma de postagens e divulgação de informações ao longo das semanas, sempre em consonância e respeito às regras da Justiça Eleitoral.
Junte-se a nós e compartilhe informação segura. Nós confiamos no processo eleitoral brasileiro!
Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.