Meteorologista do IO divulga previsão climática para julho

O Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, através da meteorologista Eliana Klering divulga a previsão meteorológica para o julho de 2020.

Neste mês, as médias históricas de chuva variam entre 63,6 e 189,4mm no estado do Rio Grande do Sul. Já em de Rio Grande, a média histórica de chuva é de, aproximadamente, 145mm. No que diz respeito às temperaturas médias, variam entre 10,2°C e 14,7°C no Estado. No município, as temperaturas mínimas são, em média, de 9,2°C as máximas de 16,8C° (Inmet 1981-2010).

Segundo os modelos estatísticos de previsão climática, a tendência é de que ocorra redução da chuva, com relação à média histórica, em parte do Litoral Sul, parte da região da Campanha e na região da Fronteira Oeste. Já em parte do Litoral Norte e na região Nordeste há tendência de que ocorram chuvas acima da média. Nas demais regiões do estado devem predominar chuvas próximas da média histórica.

Assim, no município de Santa Vitória do Palmar há tendência de que as chuvas apresentem valores abaixo da média histórica e em Santo Antônio da Patrulha acima. Em Rio Grande e São Lourenço do Sul há tendência de que as chuvas fiquem próximas da média histórica. Com relação às temperaturas mínimas, devem ser inferiores a média histórica em grande parte do Rio Grande do Sul. Há tendência de que as noites sejam mais frias favorecendo a ocorrência de geadas. Já no que se refere às temperaturas máximas, estas devem apresentar valores acima da média principalmente na metade sul do estado.

A temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial segue apresentado condição compatível com neutralidade em relação à ocorrência de El Niño/La Niña. A tendência é de que este cenário permaneça pelo menos até o final do inverno. Para a primavera mantém-se a tendência crescente de ocorrência de La Niña. No Atlântico subtropical observa-se cenário de águas mais quentes desde o litoral norte da Argentina até a costa da região sudeste do Brasil.

Previsão climática