IO divulga previsão climática para o mês de março

 Com base nos dados obtidos pela meteorologista do Instituto de Oceanografia (IO), Eliana Klering, é feito o relatório a respeito dos eventos climáticos que acontecerão no mês de março. De acordo com a profissional, a média histórica de chuva em março, no Estado do Rio Grande do Sul, varia entre 90,0 e 170mm, sendo o normal para a cidade um valor aproximado de 90,9mm. As temperaturas máximas no Estado costumam atingir valores entre 23,8 e 31,0°C e as mínimas oscilam entre 13,6 e 20,0°C. Para Rio Grande, normalmente, os valores médios de temperatura do ar ficam em torno de 21,7°C (INMET 1981-2010).

No oceano Pacífico Equatorial a temperatura da superfície do mar (TSM) mantém-se dentro da neutralidade quanto à ocorrência de eventos de El Niño/La Niña. Essa condição deve permanecer pelo menos até o final do próximo outono. No oceano Atlântico permanece o cenário de anomalias positivas de TSM próximo ao litoral uruguaio e na região Nordeste do Brasil e anomalias negativas na região litorânea do Sudeste do País. Dessa forma, mantém-se o indicativo de redução de chuva na região Sul e volumes acentuados no Sudeste brasileiro.

Segundo as projeções de diferentes modelos de previsão climática, no mês de março deve haver redução das chuvas e, consequentemente, intensificação da estiagem[2] já vigente em todo o estado do Rio Grande do Sul. Na metade Sul do Estado a redução deve ser de pelo menos 40% com relação às médias históricas. No que se refere às temperaturas, estás devem apresentar valores próximos à média histórica em todo o Estado.