Divulgada previsão climática para maio

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulgou a previsão climática para o mês de maio.

Em maio, a média histórica de chuva no Rio Grande do Sul como um todo é de aproximadamente 135mm. Já em Rio Grande, a média histórica de precipitação fica em torno de 115mm. Devido à maior frequência de incursões de massas de ar frio, as temperaturas tendem a serem mais baixas e, geralmente, variam entre 11,8°C e 17,9°C no estado. Em Rio Grande, as médias históricas de temperatura mínima e máxima variam entre 12,3°C e 20,5°C, respectivamente (Inmet - 1981-2010). Este mês tem como característica climática marcante a maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros.

A temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial segue apresentado um cenário compatível com neutralidade em relação à ocorrência de El Niño/La Niña. Esta condição deve permanecer até o final do inverno, com grande probabilidade de estender-se até a próxima primavera. No Atlântico subtropical permanece o cenário de águas mais quentes no litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul, e águas mais frias na costa da região sudeste do país.

Segundo o modelo de previsão climática do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), as chuvas tendem a ser abaixo da média em praticamente todo o Rio Grande do Sul. Apenas em pequenas áreas do litoral norte e do noroeste do estado as chuvas devem ser próximas da média histórica.

Os baixos volumes de precipitação previstos para maio não devem ser suficientes para reabastecer os mananciais e o déficit de água no solo, intensificando assim a estiagem ainda vigente. Com relação às temperaturas, estas devem apresentar valores em torno da média histórica em grande parte do estado. Apenas em parte da fronteira oeste e na região noroeste as temperaturas devem ficar abaixo da média histórica (redução entre 0,5°C e 1,5°C em relação à média).

Previsão climática