INTERNACIONAL

FURG participa do Comitê de Fronteira, evento binacional promovido pelos consulados brasileiro e uruguaio no Chuí

Reitoria e comunidade acadêmica de Santa Vitória do Palmar contribuíram no debate de propostas para o desenvolvimento da região

Photograph: Otávio Chagas/Secom

No dia 07 de novembro, foi realizado no Hotel Bertelli, no Chuí, o Comitê de Fronteira – evento binacional promovido pelos consulados brasileiro e uruguaio, que reuniu autoridades políticas, instituições públicas e sociedade civil para o estabelecimento de políticas públicas voltadas ao território de fronteira. A FURG, representada pelo reitor e vice-reitor da universidade, os professores Danilo Giroldo e Renato Duro Dias, pelo secretário de relações internacionais, Milton Asmus, e pela comunidade acadêmica do Campus Santa Vitória do Palmar, através da direção, de docentes e de discentes – participou de toda a agenda de atividades, cooperando na discussão e no mapeamento das demandas locais, com vistas a promover soluções para o desenvolvimento regional.

Na análise do reitor da universidade, Danilo Giroldo, o desempenho da FURG no evento foi importante, principalmente, a partir do envolvimento de docentes e alunos do Campus Santa Vitória do Palmar. “A universidade, como um ator desse território, precisa se envolver com as demandas locais para também prospectar oportunidades de projetos, de cursos e de atividades de extensão. Por esse motivo, também, trouxemos um peso institucional com a vinda da reitoria. O que vimos foi uma excelente participação do campus, com um conjunto expressivo de professores e estudantes acompanhando motivados as discussões. Acredito que isso ajudará a posicionar o campus e a FURG como um todo, ao tentar contribuir com algumas das demandas da área de fronteira”, destaca o reitor.

De modo consonante, o vice-reitor, Renato Duro Dias, evidencia o papel decisivo da universidade no desenvolvimento da territorialidade fronteiriça. “As ações que a FURG possibilita com a criação de redes no seu entorno são fundamentais para o progresso regional. Significativamente, os cursos de graduação ofertados atualmente no campus de Santa Vitória têm muita ligação com as temáticas que envolvem a fronteira, como a questão da hospitalidade, com os cursos de Hotelaria, Eventos e Turismo, já que essa é uma região com muito trânsito de pessoas e, obviamente, com os cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior, não apenas por abordarem questões do mercado, como também da livre circulação de pessoas. Assim, parece-nos que a participação da FURG em eventos como esse é fundamental, pois o que desejamos enquanto universidade pública é desenvolver potencialidades, dar formação para nossos estudantes e contribuir para que a comunidade onde a FURG esteja inserida se desenvolva.”

O diretor do Campus Santa Vitória do Palmar, Fernando Comiran, vislumbra o aprofundamento da inserção da universidade na constituição de políticas e de desenvolvimento regional com a integração da FURG no Comitê de Fronteira, algo que, segundo ele, vem sendo gradativamente construído. Também para o diretor, a atuação da comunidade acadêmica do campus foi muito significativa no evento: “Nos deixa muito felizes a intensa participação dos nossos estudantes e professores nos debates e na constituição das discussões provocadas no Comitê, porque, desde o mês de março, estamos construindo um importante canal de diálogo com o consulado uruguaio aqui em Santa Vitória do Palmar e no Chuí e, hoje, de certa forma, concretizamos essa parceria.”

Ainda de acordo com Comiran, a partir dessa aproximação, a direção tem viabilizado a realização de estágios discentes no consulado. Atualmente, quatro alunas atuam junto à organização internacional. Para mais, um grupo com 15 estudantes do campus foi formado para trabalhar na organização do evento no dia 07.

A estudante do curso de Turismo da FURG, Ludmylla Santana Alcântara, foi uma das estagiárias que colaborou na realização das atividades naquela ocasião, recepcionando os participantes do evento e assessorando a mesa do subcomitê de educação, formação profissional e cultura. Segundo a aluna, o momento foi de grande aprendizado para sua formação profissional: “Foi muito bonito e gratificante poder fazer parte da organização e assistir as discussões de um evento dessa magnitude. Estávamos ali realizando nosso trabalho da melhor maneira possível”, avalia a discente.

Ao longo de todo o dia, o Comitê, subdividido em nove grupos temáticos, recebeu demandas da população sobre diferentes assuntos relacionados à realidade local de fronteira. Após o delineamento dessas pautas, foram gerados documentos oficiais que, agora, seguem para as chancelarias e para os ministérios das relações exteriores do Brasil e do Uruguai, que deverão encaminhá-los para os ministérios responsáveis.

A repercussão sobre o Comitê de Fronteira, evento binacional ocorrido em 07 de novembro, foi pauta do programa FM Café, transmitido no dia 10 no canal do Youtube da FURG. A roda de conversa contou com a participação do diretor do campus, Fernando Comiran, da vice-diretora, Darciele Menezes, do coordenador do curso de Relações Internacionais, Hemerson Pase e da estudante de Turismo, Ludmylla Santana Alcântara.

 

Gallery

FURG participa do Comitê de Fronteira, evento binacional promovido pelos consulados brasileiro e uruguaio no Chuí voltado ao desenvolvimento de políticas públicas regionais

Otávio Chagas/Secom