Cultura e aprendizado através da diversão, esta é uma ótima fórmula para se criar boas memórias no universo infantil. Pensando nisso, o curso de Tecnologia em Eventos do campus de Santa Vitória do Palmar, realizou na quarta-feira, 2, uma tarde de desenvolvimento para cerca de 42 crianças, do 4º ano do ensino fundamental, de duas escolas públicas municipais.
O Arraial da Alegria, Saberes, Integração e Comunidade, projeto de extensão da Universidade, oportuniza que os acadêmicos do Laboratório de Eventos coloquem em prática os conteúdos abordados durante o curso e ao mesmo tempo, oportuniza às crianças do município a integração com o ambiente universitário e com a cultura do folclore das festas juninas.
Segundo a professora Darciele Marques Menezes, foi uma tarde muito bonita, de aprendizado mútuo. As crianças tiveram acesso a comidas típicas e jogos, além da integração familiar.
“Eu tenho certeza que isso vai ficar marcado na memória dessas crianças que um dia, vieram na FURG, brincaram, levaram presente para casa, se divertiram, conheceram pessoas, conheceram a Universidade e um dia podem voltar como acadêmicos”, afirma a professora.
Dinheiro Junino
Para democratizar o acesso e contribuir para uma educação financeira, o evento criou uma moeda própria, o Dinheiro Junino, que só foi válido durante o Arraial. Partindo desta lógica, as crianças puderam comprar alimentos, participar das brincadeiras e é claro, fazer negócios e administrar seu próprio recurso.
Segundo a professora Daiana Dalla Barba, da EMEF Prof. Aresmi Juraci Tavares Rodrigues, a atividade foi extremamente importante para inspirar atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula.
“Achei de extrema importância as crianças terem sido recebidas, já recebendo o envelopinho com o dinheirinho junino, achei muito legal, abre um leque de possibilidades na sala de aula”.
Opinião compartilhada com a professora, Lidiane Santos da Silva, da EMEF Dr. Osmarino de Oliveira Terra que oferta aos alunos disciplina de educação financeira.
“Na escola a gente trabalha educação fiscal e vocês fizeram desenvolveram as atividades com moeda fictícia, somando ainda mais o nosso trabalho dentro de sala de aula”.