CEU-SAP

Sindicato dos Trabalhadores Rurais e FURG SAP dão andamento ao projeto de horta na CEU-SAP

Espaço deverá ser de 600 metros² podendo chegar a dois módulos com as mesmas dimensões

 Reforçando o trabalho de parceria já existente entre as duas instituições, uma equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, formada pela Vice-presidente, Jaqueline Clasen, e pelo Técnico em Agropecuária, João Gustavo Raupp, esteve visitando o campus FURG-SAP no final do mês de maio. O foco da reunião, com o diretor do campus, Antônio Valente, e o Presidente da Casa do Estudante Universitário, Lucas Moreira, foi dar andamento ao projeto da horta da casa e evoluir com outras possíveis cooperações entre a universidade e o sindicato.

O encontro sinalizou a retomada da criação da horta para os moradores da CEU-SAP, um projeto iniciado pelo vice-diretora do campus, Darlene Webler, que também está à frente do GES – Grupo de Empreendedorismo Social da FURG-SAP e que sempre participa de feiras agroecológicas na cidade, ao lado do Sindicato.

A proposta visa o uso da horta para consumo dos moradores da CEU-SAP, em um primeiro momento e, posteriormente, também servirá como pesquisa para os projetos de extensão e objeto de estudo dos cursos de Engenharias Agroindustriais.

Esta horta será orientada pelos técnicos vinculados ao sindicato, além de agricultores familiares, entre eles o coordenador da Feira da Agricultura Familiar, que são realizadas semanalmente no pátio do Sindicato.

Após o encontro, que ocorreu no gabinete da direção, o grupo se dirigiu até a CEU-SAP para identificar as possíveis áreas onde a horta poderá ser construída. A princípio o espaço deverá ser de 600 metros², a título de experimento, podendo chegar a dois módulos com as mesmas dimensões, todos localizados na Unidade Bom Princípio.

O projeto será encaminhado para a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) para avaliação da proposta arquitetônica e apoio técnico.

Para Darlene, “é muito importante o estabelecimento de parcerias interinstitucionais, sendo o Sindicato um parceiro com quem a FURG sempre pode contar para o desenvolvimento de programas úteis para a comunidade”.

Source: Claudia Laguna