AGENDA

Reitor e vice-reitor visitam Campus FURG Santo Antônio da Patrulha

Demandas de infraestrutura, novos cursos e projetos para 2021 pautaram reuniões

 Na última quarta-feira, 10, o reitor da FURG, professor Danilo Giroldo e o vice-reitor, professor Renato Duro, visitaram o Campus FURG Santo Antônio da Patrulha. Inicialmente, participaram de uma reunião com o diretor do Campus FURG Santo Antônio da Patrulha, professor Antônio Valente, no prédio administrativo da Unidade Bom Princípio, quando foram tratadas as demandas de infraestrutura e projetos para o campus a partir de 2021.

 Na mesma oportunidade, foram discutidos projetos para a criação de novos cursos, que dependerá de liberação de vagas pelo Ministério da Educação. Entre eles, o Curso de Direito noturno, com projeto político-pedagógico já concluído num trabalho conjunto da Faculdade de Direito, direção do Campus FURG Santo Antônio da Patrulha e Pró-reitoria de Graduação da FURG.

Por outro lado, o novo reitor informou que será realizado a partir do mês de junho um estudo pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) para atualização e expansão do zoneamento interno dos territórios ocupados pelos três campi da FURG que permitirá a previsão de áreas destinadas à futuras construções, incluindo áreas esportivas e de lazer.

Segundo Antônio Valente, essa iniciativa será da maior importância e vem ao encontro das demandas apresentadas pelo Campus FURG Santo Antônio da Patrulha, em especial, a ampliação da via interna da Unidade Bom Princípio para permitir acesso a outras áreas do terreno de 32 hectares doado pela prefeitura local à FURG, "onde poderão ser construídos, por exemplo, o Centro de Tecnologia Metal Mecânica, um horto para atendimento ao próprio campus e instalados equipamentos esportivos para os estudantes", afirma.

Outro assunto abordado foi a instalação de uma ramificação do Parque Científico e Tecnológico da FURG, o Oceantec, no município de Santo Antônio da Patrulha, com apoio da comunidade patrulhense. O Parque tem como diretrizes criar condições para a atração de novos investimentos no município e proporcionar o desenvolvimento de projetos locais que tenham por base o conhecimento científico e tecnológico de alto valor agregado, com foco na inovação e no desenvolvimento sustentável da região.

No final da manhã, a agenda do novo reitor, vice-reitor da FURG e diretor do Campus FURG Santo Antônio da Patrulha ocorreu no gabinete do prefeito municipal, Rodrigo Massulo, acompanhado de representantes da secretaria de Planejamento e Gestão, da secretaria da Educação e do vereador Sérgio Airoldi, representando a Câmara de Vereadores da cidade. Entre os diversos assuntos tratados destacaram-se novas parcerias entre a Prefeitura e a FURG, possibilidade de novos cursos de graduação e pós-graduação no Campus FURG Santo Antônio da Patrulha e a instalação do Parque Tecnológico Oceantec no município.