PRAE

Projeto MUDEI pretende auxiliar novos alunos da FURG através da fotografia e da escrita

O Projeto vai ajudar, através da fotografia e da escrita, os estudantes que estão chegando na FURG.

 

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da Universidade Federal do Rio Grande, do Campus de santo Antônio da Patrulha, lançou o Projeto MUDEI, através do Psicológo Roberson Rosa, responsável pela ideia. O MUDEI, que é a sigla para: Mural Universitário de Diários e Imagens,  tem como objetivo auxiliar os estudantes universitários da FURG em seus processos de ingresso e adequação ao ensino superior, por meio do compartilhamento de experiências.

Segundo Roberson, trata-se de uma pesquisa etnometodológica e de um espaço virtual de troca de experiências intimistas, além de também ser um ambiente de produções culturais, escritas e imagéticas, despertadas pelo cotidiano universitário dos estudantes de graduação. Para ele, o projeto MUDEI vai ajudar os estudantes que estão chegando na FURG por meio de trocas culturais e de experiências. Através da fotografia e da escrita, irão fortalecer o vínculo entre eles e a Universidade, além de aumentar o sentimento de pertencimento ao contexto acadêmico.

 “Acreditamos que narrar e compartilhar momentos da rotina universitária com escritos e imagens pode proporcionar um suporte aos ingressantes da FURG no período de início das aulas na universidade, momento no qual são diversas as dúvidas e anseios em relação ao percurso acadêmico”, completa o psicólogo.

As rodas de conversa do MUDEI já estão acontecendo todas as terças, às 13h30min, de forma presencial no campus FURG-SAP, e nas sextas, às 13h30mim, online para todos os campi. Segundo a coordenação do projeto, desta forma é possível atender aos estudantes da FURG em sua totalidade, contemplando todos os campi.

Deste modo, quem tiver interesse em participar do projeto, pode preencher o formulário do Google docs que segue linkado ao final desta matéria. Para saber ainda mais sobre o MUDEI, é possível acessar o Instagram do projeto pelo https://www.instagram.com/mudei.furg/

Inscreva-se: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSea2YA.../viewform