INCLUSÃO

Projeto Inclusão da Diversidade é pré-selecionado para o Prêmio Educador Transformador

Professora Alini Mariot coordena o projeto desde janeiro de 2022

 

O Prêmio Educador Transformador tem como objetivo identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. São selecionados e reconhecidos os profissionais responsáveis, incluindo reitores, diretores, coordenadores, professores, secretários municipais ou estaduais de educação ou outros profissionais envolvidos com o ensino formal.

No ano de 2023, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tem a honra de ter uma profissional do seu time indicada ao prêmio através do projeto “Inclusão da Diversidade”, de autoria da professora e coordenadora da Prae-SAP Alini Mariot, que está concorrendo na categoria ensino superior.

Desde 2018, Alini desenvolve projetos na área da educação com foco na inclusão da diversidade, em Santo Antônio da Patrulha. O projeto pré-selecionado para o prêmio já conta com cinco obras autorais, um documentário em curta-metragem sobre o tema, além de outros subprojetos que se ramificaram do mesmo.

Para Alini, a indicação ao prêmio significa o reconhecimento de anos de pesquisa, muito estudo e um grande sonho de transformação social. “Quando penso em educação, acredito que transmitimos quem somos. Não são os métodos e os dispositivos que educam, mas pessoas que estão diariamente com você mediando o saber. Um pouquinho de cada professor e professora que tive vive em mim, e eu vivo em meus alunos. A trajetória que estamos construindo com este projeto é necessária, visando uma sociedade mais empática, mais inclusiva e que respeite a diversidade", completa a docente.

A premiação visa reconhecer e promover práticas educacionais transformadoras e é fruto da união do Prêmio Professor Transformador da Bett Brasil e Instituto Significare e do Prêmio Sebrae de Educação empreendedora do Sebrae.

Professoras e professores brasileiros, de escolas públicas e privadas, que implementaram projetos educacionais nos anos de 2021, 2022 e/ou 2023, com alunos dos seguintes segmentos da educação: Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior já estão participando desta premiação.

Sobre a indicada

Alini Mariot é escritora, formada em pedagogia pela Unesc, especialista em Interpretação/tradução e Docência em Libras pela Unintese, especialista em Políticas Públicas, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e está cursando no momento uma Especialização em Gestão Publica pela Uerghs.

Também é mestre em Ciências Exatas pela FURG e doutora em Diversidade Social e Inclusão Social pela Feevale.

Atualmente coordena a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da FURG de Santo Antônio da Patrulha e é responsável pelo núcleo de inclusão da mesma - Paene e conduz o Projeto Inclusão da Diversidade.

Tem mais de 10 anos de experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, tradução/interpretação de Libras e gestão pública. É pesquisadora na área de ensino e metodologias de ensino no âmbito da acessibilidade, gestão acessível, políticas públicas, diversidade social, gênero e empatia social. Criadora e mentora do projeto bilíngue "Não há barreiras que a Libras não possa transpor” e autora do mesmo título que conquistou destaque na área acadêmica no ano de 2019 como o segundo melhor livro, conquistado por voto popular.

Source: Claudia Laguna