VAGAS COMPLEMENTARES

FURG-SAP abre 169 vagas em cursos de graduação para ingresso ainda neste semestre

Inscrições vão até 16 de abril e candidatos podem usar nota das últimas cinco edições do Enem

 

Ainda há chance de entrar em uma universidade pública e federal de qualidade, para os candidatos que prestaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em uma das últimas cinco edições (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022). Se você obteve a nota mínima poderá concorrer a uma das 169 vagas em cursos superiores oferecidas pela FURG Santo Antônio da Patrulha (FURG-SAP).

O Edital de Vagas Complementares 2023/1, lançado na última quinta-feira, 6, aceita inscrições até domingo, 16 de abril. As vagas referem-se àquelas que não foram preenchidas em editais anteriores, nos cursos de graduação presenciais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste site.

Para este edital, a universidade oferece vagas em quatro cursos de graduação em Santo Antônio da Patrulha, sendo eles: Licenciatura em Ciências Exatas, Bacharelado em Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Bacharelado em Engenharia Agroindustrial Indústrias Alimentícias e Bacharelado em Engenharia de Produção. Cabe ressaltar que apenas o curso de Ciências Exatas é ofertado no turno da noite; os demais ocorrem durante o dia.

As vagas estão apresentadas nas modalidades: ampla concorrência, reserva de vagas em atendimento à Lei n° 12.711/2012), reserva de vagas em atendimento à Lei n° 13.409/2016 e de candidatos com deficiência, conforme o Programa de Ações Afirmativas (Proaaf) da FURG, Resolução Nº 20/2013, totalizando 169 oportunidades de entrada da universidade.

Além do campus Santo Antônio da Patrulha, a FURG também proporciona, no mesmo edital, vagas para os campi Carreiros, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar, com outros cursos disponíveis.

Como realizar a inscrição?

Estarão aptos a concorrer às vagas do Edital de Vagas Complementares aqueles que tiverem obtido nota mínima em todas as áreas do conhecimento nas provas do Enem (Redação - 200,00; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 120,00; Matemática e suas Tecnologias - 120,00; Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 120,00, Ciências Humanas e suas Tecnologias – 120,00).

Os dados devem ser preenchidos corretamente até as 23h59min do dia 16 de abril neste formulário. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso, e a nota final será calculada através de média ponderada.

Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que houver obtido a maior nota na prova de Redação.

Candidatos que optarem por concorrer por alguma das modalidades de reserva de vagas devem atentar-se às especificidades do edital na hora da inscrição.

Quando iniciam as aulas?

O ingresso dos selecionados ocorre ainda no primeiro semestre de 2023, com início das aulas na primeira semana de maio. A lista de candidatos homologados será divulgada no dia 18 de abril no site da Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse) e a lista de convocados para solicitação de matrícula, no dia 20 do mesmo mês.

Source: Claudia Laguna