ACOLHIDA CIDADÃ

Diferentes sotaques marcam o início das aulas presenciais no campus Santo Antônio da Patrulha

A programação de boas-vindas integrou novos e antigos alunos nas volta às aulas

Photograph: Claudia Laguna/Secom

O sotaque gaúcho se perdeu nos corredores do campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha no retorno às aulas presenciais da instituição. Alunos vindos dos mais diversos cantos do Brasil, como Pernambuco, Goiás, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro ocuparam as salas, laboratórios e espaços comuns da Unidade Bom Princípio e também da Unidade Cidade Alta desde a manhã do dia 25 de abril, quando, após dois anos de aulas remotas, alunos e professores voltaram a se encontrar em sala de aula e não mais através das telas de computadores.

As boas-vindas aos estudantes foi iniciada através da Acolhida Cidadã, programação intensa que tem como objetivo apresentar o campus aos calouros e reintegrar os veteranos ao convívio acadêmico depois das férias, neste caso, após o afastamento causado pela Covid-19.

O diretor do campus, Antônio Valente e a vice-diretora, Darlene Webler, abriram os trabalhos, apresentando a Unidade Bom Princípio aos discentes, além de informar aos mesmos sobre questões acerca das coordenações de cursos, assuntos acadêmicos, pró-reitorias, apresentação dos funcionários da universidade e do seu funcionamento.

Os alunos puderam falar um pouco sobre suas expectativas em relação ao ano letivo que inicia e também sobre o que esperam a respeito da nova vida dentro da comunidade acadêmica inserida em uma nova cidade, tão distante da deles.

Como para Cleydiane Líbia, vinda de Belém do Pará com apenas 23 anos. Ela está no terceiro semestre de Engenharia Agroindustrial Agroquímica e ingressou no curso em plena pandemia, já iniciando as aulas por sistema online. Logo, a experiência atual é uma novidade para ela em todos os sentidos, pois traz a volta às aulas junto à mudança de Estado e rotina. “Comecei a me organizar tanto financeira como pessoalmente e cheguei aqui em Santo Antônio da Patrulha no dia 19 de abril, onde estou alojada na Casa do Estudante desde então”. Líbia está muito empolgada para ter experiências principalmente dentro dos laboratórios, pois é a área que ela quer seguir profissionalmente. “É difícil pela parte da família, pois estamos longe deles, mas estou conseguindo conciliar”, completa a paraense.

Já para Alessandra Ruivo, de 24 anos, aluna do 9º semestre do curso de Engenharia Agroindustrial Agroquímica, voltar às aulas presenciais após dois anos em atividades remotas é bom e ruim ao mesmo tempo. “É bom pela oportunidade de voltar ao ambiente acadêmico e ruim porque o acesso remoto também permitiu adequar nossa vida a uma nova rotina, onde eu consegui conciliar as aulas com um estágio em outra cidade e agora, com o retorno presencial, precisei abrir mão do estágio para voltar e continuar as aulas,” conclui a acadêmica, natural de Imbé.

Por outro lado, para o calouro João Vitor Vieira, de 19 anos, que iniciou as aulas no curso de Engenharia de Produção, a expectativa é grande. “É meu primeiro dia, ainda não consegui conhecer todo o campus, mas é muito gratificante estar em um lugar tão bom como esse, e numa universidade federal, ainda mais fazendo o curso que eu sempre quis”, diz o jovem de Porto Alegre.

Durante a semana a programação continuou intensa, com palestras da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) sobre as ações e políticas de permanência na FURG, dando orientações sobre a vida universitária, ministradas pela coordenadora Alini Mariot e pelo psicólogo do núcleo da Prae, Roberson Rosa e apresentações da biblioteca, secretaria e demais espaços que os discentes necessitam usufruir durante a vida acadêmica, expostos pelos técnicos da FURG.

Na manhã do último dia de programação, sexta-feira, 29, um café foi oferecido pela equipe diretiva do campus na Unidade Bom Princípio. O coffee break da Acolhida Cidadã teve a contribuição de alunos e professores que ofertaram um prato como símbolo de acolhimento aos calouros. Além disso, a empresa D’acolônia Alimentos também ofereceu paçoquinhas para contribuir com a ação.

Os calouros ainda foram presenteados pela comunidade acadêmica, tornando a palavra “acolhida” mais afetiva. A Prae ofertou garrafinhas personalizadas para cada aluno recém-chegado e o Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais entregou pastas com um bloco de notas para os mesmos. E, para acalmar o nervosismo do início da aulas e adoçar o coração de quem sente saudade de casa, a Associação Atlética Acadêmica FURG SAP (AAAFS) e o Grupo de Empreendedorismo Social (GES) deu a cada novo estudante um mimo com rapaduras da cidade.

As atividades da Acolhida Cidadã terminaram na noite do dia 29 com uma gincana de integração entre todos os cursos, que obedeceu as orientações e protocolos do plano de Contingência da Covid-19.