SEMEIA

Campus Santo Antônio Da Patrulha realiza ações alusivas à semana do meio ambiente

Atividades foram realizadas nas unidades Bom Princípio e Cidade Alta

Photograph: Divulgação

Na terça-feira, 15, quatro projetos alusivos à 2ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FURG foram realizados no Campus Santo Antônio da Patrulha. As ações foram desenvolvidas pela direção do campus com apoio da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), por meio da Coordenação de Gestão Ambiental (CGA), Diretoria de Obras (DOB) e Prefeitura Universitária/Horto.

O projeto 1 destinou-se à criação de um pomar na Unidade Bom Princípio (UBP), o complexo de edificações erguido na área de 32 hectares doada à FURG pela Prefeitura Municipal. O pomar era uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica local e, por isso, contou com a doação de mudas frutíferas por docentes e técnicos do campus.

O projeto 2 referiu-se ao plantio de mudas nativas na mesma Unidade Bom Princípio, mas em área de preservação, em atendimento ao condicionante ambiental junto à Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Santo Antônio da Patrulha. Foram plantadas mudas de aroeiras, chals-chals, patas-de-vaca, ipês e ingás, procedentes do horto da própria FURG, localizado na cidade do Rio Grande.

O projeto 3 destinou-se ao plantio de araucárias, doadas por servidor do campus, na mesma unidade e também em zona de preservação ambiental.

Ainda na Unidade Bom Princípio foram plantadas inúmeras mudas nativas de ipês ao redor das edificações existentes complementando o plantio ocorrido no último mês de dezembro.

Já o projeto 4 foi realizado na Unidade Cidade Alta (UCA), localizada no centro da cidade. Lá foram plantadas mudas de ipês, ingás, patas-de-vaca e tarumãs para permitir a transição à médio prazo da vegetação exótica existente por plantas nativas.

Segundo o diretor do campus, Antônio Valente, a colaboração dos servidores, estudantes e terceirizados foi decisiva para o plantio das mudas nas diversas ações que somadas contribuem para a preservação ambiental e para o paisagismo dos dois complexos de edificações da FURG em Santo Antônio da Patrulha. O diretor destaca o apoio dos servidores Lizandro Pereira,  Rosângela Costa, Marcelo Badejo, do estudante Dioges Ghehl e dos terceirizados Eroni Silva e Dirlei Silva, bem como o apoio da administração e secretaria geral do campus.

Já a professora Darlene Webler, vice-diretora do campus, esclarece que, durante o planejamento das ações, houve um cuidado especial com o atendimento aos protocolos referentes à Covid-19, segundo o plano de contingência da FURG, para evitar aglomerações. A professora acrescenta que todas as ações desenvolvidas ocorreram nos espaços externos do campus.

A 2ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade da FURG é coordenada institucionalmente pela Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga) e tem entre suas finalidades pensar e refletir sobre os processos ambientais envolvidos nas suas atividades administrativas, acadêmicas e sociais, conforme informa o secretário de gestão ambiental, professor Cleber Palma.