No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi lançado o projeto “Meninas & Ciências Exatas: incentivando potenciais femininos nas Ciências Exatas e Computação”, no Campus Santo Antônio da Patrulha.
O projeto foi um dos 78 projetos aprovados na Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, dentre 702 propostas submetidas, as quais levarão, a partir deste ano, o fazer e o pensar científico a meninas de 370 escolas públicas brasileiras da Educação Básica.
O objetivo é criar um espaço de incentivo e integração das meninas e mulheres nas ciências exatas e computação para despertar e potencializar o interesse feminino nessas áreas. Também espera-se potencializar os talentos e as habilidades das graduandas, contribuindo para o empoderamento feminino nos cursos.
A professora Karin Jelinek (Imef) coordena o Meninas & Ciências Exatas e traz em sua equipe os professores Charles Guidotti (Imef), Luciano Silva (C3), Marcelo de Godoi (EQA), Rene Baltazar (Imef) e as técnicas administrativas em educação Marcia Silveira (EQA) e Patrícia Lima da Silva (Imef). O desenvolvimento do projeto envolverá cinco escolas públicas de ensino fundamental de Santo Antônio da Patrulha ao longo deste ano, proporcionando oficinas de experimentação em matemática, física, química e robótica para 15 estudantes da educação básica, assim como atividades de capacitação para suas professoras.