Na última quinta-feira, 17, um encontro entre coordenadores de cursos de graduação e a direção do Campus Santo Antônio da Patrulha promoveu a discussão acerca de um importante para o cotidiano acadêmico no país: a evasão e retenção de estudantes. Na oportunidade, a equipe da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae) do campus apresentou os resultados do estudo denominado "Acompanhamento Psicológico, Pedagógico e o Apoio à Aprendizagem", desenvolvido por uma pedagoga e um psicólogo da unidade.
O estudo teve por finalidade coletar, analisar e direcionar o fazer pedagógico, possibilitando intervenções necessárias junto as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas, além de minimizar os índices de evasão e retenção a partir da identificação de demandas específicas. Para tanto foram desenvolvidas inúmeras ações pela PRAE em Santo Antônio da Patrulha, entre elas: análise do desempenho acadêmico dos estudantes, entrevistas individuais com os alunos, reuniões de orientações e intervenções e oficinas sobre projeto de vida, bem como sobre acolhimento. Também foram abordados temas como as pressões cotidianas, dificuldades e estratégias de aprendizagens e acompanhamento pedagógico.
De acordo com o diretor do Campus, Antônio Valente, a evasão e retenção dos estudantes caracteriza um dos principais problemas atuais, sobretudo nas universidades públicas, e tem recebido atenção especial na unidade. Segundo Valente, o estudo da PRAE é exemplar e irá subsidiar com dados concretos a realização de iniciativas que contribuam para o sucesso acadêmico e para a permanência dos estudantes até a conclusão do seu curso.
A próxima reunião dos coordenadores de curso, direção e PRAE está prevista para o dia 23 de outubro, às 9h30, na Unidade Bom Princípio do Campus FURG-SAP.