RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Embaixador da Noruega no Brasil visita CCMar

Autoridade conheceu as dependências do Centro e ressaltou a ligação do país e da FURG com o mar

Photograph: Karoline Avila
A imagem mostra um grupo de oito pessoas, numa horta. Há quatro mulheres e quatro homens. Um dos homens está falando e todas as pessoas olham para ele

O embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, em visita a Rio Grande, conheceu nesta segunda-feira, 24, o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) da FURG.

A autoridade foi recebida pelo reitor em exercício, Danilo Giroldo e pelo diretor do Complexo de Museus da Universidade, Lauro Barcellos. O embaixador conheceu o espaço, começando pela Padaria Escola, depois foi apresentado à turma de Práticas de Agricultura e Meio Ambiente, patrocinada pelas empresas Yara Brasil Fertilizantes S.A, Sagres Agenciamentos Marítimos LTDA e Embrasmaqui. A comitiva, que contou com a presença de Antony Rover Baptista, cônsul da Noruega em Rio Grande, também conheceu a estufa onde é feita a produção de hortaliças e depois foi até a parte da marcenaria.

Depois de visitarem o Estaleiro Escola, o embaixador e o cônsul conheceram as salas de aula do CCMar, que oferece 15 diferentes cursos para jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade socioambiental. No auditório, a aluna do curso de Música do CCMar Emily Siebre apresentou a música "Máscaras", de sua autoria. O professor Eduardo Guerreiro participou da performance.

Após a apresentação, Giroldo contou brevemente a história da FURG e sua relação com a comunidade. “Nossa universidade está completando 50 anos, e ela nasce muito dentro desse sistema marítimo da cidade, das áreas industriais que foram se consolidando em volta do Porto e da necessidade de formação de nível superior. Assim foram se formando várias escolas, que foram reunidas em uma universidade em 1969. Então, ela tem esse caráter de forte proximidade com a comunidade e com o território, e isso a FURG assumiu durante toda sua trajetória. Só em 1987 é que ela se torna uma universidade federal, mas mantém essa cultura de proximidade com o território e isso se demonstra com esse projeto maravilhoso que é o CCMar. E essa característica é parte da cultura institucional, que, junto com nossa vocação voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos, nos diferencia de todo o sistema universitário”, enfatizou o reitor em exercício.

A professora e diretora do Centro de Ciências Computacionais (C3), Sílvia Botelho apresentou o evento Robótica 2019, que acontece de 22 a 26 de outubro em Rio Grande. Além disso, ressaltou a proximidade com a Noruega quanto ao nível tecnológico. “O evento congrega as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontece durante todo o ano no país. Assim, pais, alunos e professores virão a Rio Grande para esta final. Além disso, teremos eventos para as universidades, mais de 200 instituições envolvidas, que virão para a cidade para participar das competições brasileiras e latino americana de robótica”, contou ela.

O embaixador encerrou mencionando suas impressões da visita ao CCMar. “Vocês todos mencionaram a vontade de fazer, e vontade é muito importante, mas não é o suficiente, precisa ter a oportunidade. E aqui neste projeto vi que é dada essa oportunidade e é assim que andamos para frente, com vontade e oportunidade. Quero ver muito essa feira de robótica, os experts estão aqui, e essa universidade é muito importante para nós, pois olham para o mar. Na Noruega 70% dos nossos valores vêm do mar e das atividades do litoral, é nossa maior economia e isso significa que nós podemos criar valores do mar, mas também precisamos proteger. O mar sem sustentabilidade não é possível, assim ele só será parte importante de nossa economia se nós pudermos guardar seus recursos”, afirmou o embaixador. 

 

Gallery

A imagem mostra um grupo de oito pessoas, numa horta. Há quatro mulheres e quatro homens. Um dos homens está falando e todas as pessoas olham para ele

Comitiva em visita ao Centro de Convívio dos Meninos do Mar

Fotos: Karoline Avila