CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Vigência do PPI e PDI são prorrogadas após decisão do Consun

Resolução nº 013/2021 oficializou a decisão tomada pelos conselheiros na última reunião

Em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun), realizada na manhã desta segunda-feira, 8, foi posto em votação a solicitação de alteração da vigência do Projeto Pedagógico Institucional (PPI - 2011-2022) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2019 – 2022) por mais um ano. De acordo com a proposta de alteração, a sugestão parte da dificuldade encontrada pelas unidades acadêmicas e administrativas em obter dados para o cálculo dos devidos indicadores necessários devido ao contexto pandêmico.

O relatório, que embasa o pedido de alteração, traz alguns exemplos de unidades cujas ações foram mais prejudicadas neste contexto, incluindo quantitativos referentes ao total de ações registradas e ações não executadas em função da pandemia. O levantamento constatou, para as seis unidades em questão, uma média de 45,18% de ações não executadas. Essas dificuldades afetam diretamente os indicadores estabelecidos no PDI 2019-2022, os quais estão disponíveis para consulta clicando aqui.

O significativo número de ações não executadas repercute na análise feita pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) em seu relatório anual que aborda, entre outros temas, o acompanhamento da execução do PDI no tocante às fragilidades apontadas no último processo de autoavaliação, realizado em 2018.

De acordo com o relatório que embasa o pedido de alteração, a comissão ressalta que o PDI é construído para ser executado ao longo de toda a sua vigência, no entanto, o alerta levantado pela CPA aponta dificuldades específicas ligadas ao momento pandêmico que influenciam diretamente no pleno alcance dos objetivos propostos. Esse contexto impacta diretamente na construção do novo PDI, cujo primeiro passo é o processo de autoavaliação.

Processo de autoavaliação

Servindo como principal ferramenta para a elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, os questionários de autoavaliação estão atualmente construídos compreendendo uma série de indicadores relacionados à infraestrutura e condições de trabalho, permanência e aprendizado na FURG. Segundo a justificativa para a extensão do prazo, manter essas questões pode levar a um volume de participantes sem condições de responder, situação na qual destacam-se aqueles estudantes que ingressaram na universidade em 2020 e 2021, em meio ao modelo remoto de atividades administrativas e de ensino.

Por outro lado, os participantes que conseguirem responder aos questionamentos, responderão considerando a situação acadêmica pré-pandemia, respectivamente 2019 e os primeiros três meses de 2020. Ainda assim, modificar completamente a estrutura dos questionários para incorporar as questões relacionadas às atividades remotas, pode não contribuir de forma significativa para a definição dos objetivos da universidade após a retomada das atividades presenciais em sua totalidade, prevista para abril de 2022.

Portanto, considerando a delicadeza do momento e a importância dos indicadores para o desenvolvimento da universidade, destaca-se a importância em obter, da melhor forma possível, uma avaliação precisa acerca das principais potencialidades e fragilidades institucionais nas condições ideais no desenvolvimento de atividades administrativas e acadêmicas.

Considerando a situação e a importância do dispositivo, os conselheiros aprovaram a solicitação, por meio da resolução nº 013/2021, prorrogando a vigência do PPI e PDI até o final do exercício de 2023.