Com o título “Universidade como um direito humano. A construção de espaços democráticos e de resistência à solidariedade”, aconteceu de 23 a 25 de outubro o IV Fóro Internacional de Derechos Humanos, organizado pela Cátedra de Direitos Humanos da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM). O evento foi realizado nas instalações da Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina; na ocasião, a FURG esteve representada pela participação do vice-reitor, Renato Duro Dias.
A ação contou com mesas, conferências, visitas técnicas e diversas reuniões de trabalho entre os componentes da Cátedra de Direitos Humanos; o grupo é um dos braços da AUGM, que atualmente congrega 46 universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai; conjunto do qual a FURG faz parte.
De acordo com o vice-reitor, durante o fórum foram debatidos as seguintes temáticas e painéis: o contexto do sistema de ensino superior diante do avanço de políticas regressivas que atacam o acesso e aumentam a evasão nas universidades; a universidade pública e a participação da sociedade civil; memória, verdade e justiça nos direitos humanos no ensino superior e experiências curriculares nos direitos humanos no ensino superior. Neste último painel, Renato apresentou experiências da FURG em ações envolvendo os direitos humanos em atividades acadêmicas e administrativas.
A Cátedra de Direitos Humanos da AUGM
As Cátedras da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) são áreas de convergência do saber de uma matéria ou assunto que reúnem pessoas que, juntas, representam o mais alto grau de domínio e conhecimento acerca de um tema. São, nesse sentido, espaços de reflexão e conexão entre a academia, a ciência, a sociedade civil, as comunidades locais e os responsáveis pela formulação das políticas públicas.
As cátedras pretendem promover abordagens comuns entre as universidades-membro da AUGM e os países em que estão sediadas, investigando e abordando os problemas mais prementes da região, assim como estimulam ações que potencializem a dinâmica de redes baseadas na cooperação solidária, utilizando adequada e eficientemente as capacidades de cada universidade membro, contribuindo para o desenvolvimento com equidade nos níveis regional, nacional e local, entre outros.
A Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM é uma área específica para o tratamento e promoção dos Direitos Humanos que foi criada na LXXV sessão do Conselho de Reitores do Grupo, em que a FURG possui assento entre as 26 universidades integrantes, representada pelo vice-reitor, Renato Duro Dias, pesquisador na área.
De acordo com o Renato “a participação em redes de universidades públicas latino-americanas consolida a proposta de internacionalização da FURG e amplia o intercâmbio entre docentes e discentes e, em outro sentido, possibilitou a nossa universidade se credenciar para ser uma das instituições organizadoras do V Fórum Internacional de Direitos Humanos em 2025”, explicou o professor.