QUALIDADE

UTI Geral do HU-FURG recebe certificado "Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho"

Hospital utiliza sistema que auxilia na melhoria do atendimento

Photograph: Divulgação HU-Furg/Ebserh
Um certificado aparece afixado a uma porta aberta, à direita da imagem O certificado é assinado por AMIB e UTIs Brasileiras. O título é Gestão de Indicadores de Qualidade e desempenho.   Pode-se ler, no certificado, que a Associação de Medicina Intensiva Brasileira certifica que a Unidade de Tratamento do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada número 7 da ANVISA.  Ao fundo da porta que está aberta, é possível ver camas da UTI Adulto.

A Unidade de Terapia Intensivo Geral (UTI Geral) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, neste mês, o certificado "Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho", emitido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

O certificado é concedido à UTI Adulto, que gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 da Anvisa (RDC-7) de 24 de fevereiro de 2010, através da utilização de sistema para gestão de informações clínicas e epidemiológicas. A resolução estabelece padrões para o funcionamento das UTIs, visando à redução de riscos aos pacientes, visitantes, profissionais e meio ambiente. O HU-FURG passou a adotar o sistema em 2018, o que vem auxiliando o Hospital no levantamento de dados e indicadores.

De acordo com a chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Geral do HU-FURG, Talita Werner, o sistema permite montar um perfil da UTI e obter dados como número de internados, gravidade dos pacientes, taxa de ocupação de leitos, tipo de internações, principais diagnósticos, entre outros. "Com essas informações, identificamos os procedimentos que necessitam de melhoria. Como o sistema dá acesso a dados de outras UTIs do Brasil, podemos trocar informações para melhorarmos a eficiência do atendimento em nosso hospital e a segurança do paciente", salientou Talita.

A certificação integra as ações do projeto "UTIs Brasileiras", que tem como objetivo caracterizar o perfil epidemiológico e compartilhar informações que possam ser úteis para orientar políticas de saúde e estratégias para melhorar o cuidado dos pacientes críticos no Brasil. O projeto também visa estimular o uso de indicadores de qualidade e desempenho na gestão das UTIs brasileiras adulto e pediátrica e, com isso, melhorar a qualidade da medicina intensiva e aumentar a segurança dos pacientes no Brasil. Iniciativas semelhantes implantadas em outros países, tais como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, mostram-se essenciais para a melhoria da qualidade e segurança de pacientes críticos. Além disso, são hoje uma importante base para projetos que têm como objetivo a melhoria da eficiência das UTIs e o desenvolvimento de pesquisa clínica de alto nível.