Compondo o seleto quadro de unidades Embrapii, o iTec-FURG é um dos centros de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do país. Na tarde desta última sexta-feira, 9, o grupo realizou um evento festivo para comemorar o aniversário de quatro anos de atividades, que, desde então, soma 27 projetos contratados e mais de R$28 milhões em recursos investidos. Na oportunidade, também foi apresentada oficialmente a nova identidade visual do centro.
Durante a ação, realizada no auditório do prédio do iTec, estiveram presentes o reitor, Danilo Giroldo, além de pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e administrativas, pesquisadores, professores, estudantes e representantes de entidades civis que atuam em parceria com o iTec, como o Sebrae e o CDL.
“Na época em que fizemos a reunião para o credenciamento da unidade, lá em 2020, enfrentamos grandes desafios. Hoje, o iTec é uma história de sucesso na FURG e um grande legado para o futuro da Universidade. Esses momentos que nos desafiam, às vezes em condições adversas, são de extrema importância para que a gente possa firmar nossas convicções, princípios e valores”, apontou o reitor durante a abertura do evento.
Em seguida, a diretora da unidade, Silvia Botelho, apresentou um resumo da trajetória do iTec nos últimos quatro anos. Em sua fala, explicou sobre os primeiros projetos contratados e alguns desafios superados no começo das atividades, além de projetar desafios para o futuro. “Hoje é um dia de comemoração, para celebrarmos todos os desafios vencidos, todos os sacrifícios passados, mas, principalmente, as grandes oportunidades futuras que nós alcançaremos”, destacou a professora.
Atualmente, compõem o iTec uma equipe multidisciplinar de 204 pessoas, sendo 106 estudantes, 55 docentes e dez Técnicos-administrativos em Educação (TAEs), provenientes de sete Unidades: Centro de Ciências Computacionais (C3), Escola de Engenharia (EE), Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef), Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), Faculdade de Medicina (Famed), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Letras e Artes (ILA); além de 33 pesquisadores externos contratados nas equipes de projetos.
Legado
Para a pró-reitora de Inovação e Tecnologia da Informação, Danúbia Espindola, a maturidade operacional e a maturidade do processo de fazer inovação na FURG evoluíram drasticamente após o início das atividades da unidade. “Hoje, o iTec é um grupo muito consolidado, com um tamanho que ultrapassa o de muitas pró-reitorias, tanto em termos de equipe, trabalhando em gestão, quando em termos de pessoas atuando nos projetos. Isso só foi possível pelo empenho dos colegas e, sobretudo, pela forma com que os desafios foram encarados pela FURG como um todo, nos mais diversos níveis de gestão. Isso nos faz avançar muito como instituição”, manifestou a professora durante a sua fala.
Ainda segundo o reitor, o impacto e o legado deixado pelo iTec desde o seu credenciamento se estende para diversos outros espaços da Universidade, especialmente do ponto de vista dos processos institucionais. “A instalação do iTec abriu novos caminhos que estão sendo úteis para toda a FURG. A possibilidade de migração entre convênios dentro da Fundação de Apoio, assim como a consolidação de alguns mecanismos administrativos hoje estão ajudando as unidades acadêmicas em seus projetos”, observou Giroldo.
Por fim, o reitor agradeceu toda comunidade universitária pelo engajamento durante a história do iTec. “Sem o envolvimento dos estudantes, que perceberem o valor que existe nessas iniciativas; e sem o envolvimento dos pesquisadores e dos técnicos; compreendendo que a gente precisa se desafiar para fazer as coisas acontecerem com a eficiência, a agilidade e a excelência operacional que o modelo exige, a gente não estaria comemorando o que estamos comemorando aqui hoje, muito menos estaríamos sonhando com o futuro que se projeta. Hoje, o iTec faz parte do regimento da FURG, e é essa a mensagem que fica: essa unidade não é momento, é algo que veio para ficar”, concluiu Giroldo.
Sobre o iTec
Com sua gênese no amadurecimento do Grupo de Pesquisa em Robótica e Automação do Centro de Ciências Computacionais (Nautec), com experiência acumulada de mais de 20 anos com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), o iTec é atualmente uma unidade transversal que visa estreitar colaborações entre a academia e o setor produtivo, através do desenvolvimento de protótipos tecnológicos.
A unidade busca aproximar o conhecimento produzido na Universidade com as demandas reais da sociedade e, principalmente, do setor industrial. O centro agrega um dos principais grupos de Robótica Inteligente do país; e, por sua competência em Ciência de Dados, é também embaixador brasileiro do Deep Learning NVIDIA Institute, protagonizando no Brasil o desenvolvimento de soluções envolvendo aprendizado de máquina (machine learning).
Em seu catálogo de projetos, compila parcerias firmadas com inúmeras empresas do cenário regional e nacional; soluções em visão, IoT e robótica para sistemas móveis autônomos, rastreio de insumos, acompanhamento da produção, manutenção inteligente e customização de processos com a geração de protótipos, produtos e patentes para o setor produtivo.
Identidade Visual
Ainda durante o evento, foi apresentada a nova identidade visual da unidade, que altera não só o logotipo do iTec, mas também as cores adotadas, substituindo o azul e o branco pelo roxo e preto. “Nosso trabalho evoluiu ao longo dos anos e isso precisava ser expresso de uma forma mais significativa. Nossa nova identidade visual quer transmitir, entre muitos outros significados, uma mensagem muito simples: evoluímos”, explica o texto de divulgação da novidade. Nas redes sociais, o iTec já adotou como assinatura as novidades visuais, confira a seguir.