AUXÍLIO AO INGRESSO

Última semana para inscrição de estudantes no Paiets/FURG

Participação é aberta para toda comunidade

O período de inscrições para estudantes no Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets) entrou em sua reta final, restando apenas uma semana para a manifestação de interesse, prevista até o dia 4 de março. A inscrição é aberta para toda comunidade, de forma gratuita e por meio do preenchimento de um formulário - disponível aqui.

A organização alerta que a inscrição não garante vaga, mas sim uma participação no processo seletivo, o qual prevê, ainda, entrevistas com todas as pessoas candidatas. As aulas serão presenciais e o início está previsto para a segunda quinzena de março de 2024.

Sobre o programa

O Paiets é uma ação de extensão universitária gerenciada pelo Instituto de Educação (IE) e pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) que atua com práticas de educação popular envolvendo estudantes universitários, escolas públicas, docentes da educação básica e comunidade em geral. Seu objetivo está na articulação e organização de cursos populares preparatórios para os processos seletivos do ensino superior, técnico e exames para conclusão da educação básica, especialmente o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prova para ingresso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio Grande do Sul (IFRS).

A prática dos cursos pré-universitários se caracteriza como uma ação acadêmica e gratuita da universidade em diálogo com as necessidades da comunidade local. O trabalho educativo dos cursos tem como foco a preparação para os processos seletivos, abordando os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento, bem como o pleno desenvolvimento e preparação para o exercício da cidadania, conforme preconiza o art. 205 da Constituição Federal de 1988.

Neste certame

Serão oferecidas, aproximadamente, 250 vagas, divididas em cinco cursos. Em caso de um número excedente de inscrições, terão prioridade: a) aqueles/as que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, conforme os dados informados no formulário de inscrições e devidamente comprovados; b) aqueles/as que se autodeclarem como negras, indígenas, pertencentes aos povos e comunidades tradicionais e LGBTQIAPN+, conforme os dados informados no formulário de inscrições e devidamente comprovados; c) aqueles/as que residam nos bairros próximos a cada curso, mediante comprovante de residência; d) aqueles/as que não possuam graduação concluída.