SAÚDE

Testagem para HIV, hepatites e sífilis acontece nessa quarta, 27, no campus Carreiros

Ação é promovida pelo Hospital Universitário

Na semana de volta às aulas, estudantes do campus Carreiros podem fazer testes gratuitos para HIV, hepatites e diabetes. A ação, intitulada "Tem coisa que é melhor saber o quanto antes!", é promovida pelo Serviço de Atendimento Especializado de Infectologia (SAE Infectologia) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da FURG, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Conforme a coordenadora do SAE Infectologia, Rossana Basso, a atividade é uma das ações de enfrentamento às doenças infecciosas, destacando-se em Rio Grande o combate ao HIV, hepatites B e C e a sífilis. "Com a identificação da doença é possível tratá-la e o quanto antes iniciar o tratamento maior será a chance de recuperação", salienta Rossana. 

São cinco dias de ação; o primeiro nesta quarta, 27, na sala de exposições do Instituto de Letras e Artes (ILA), próximo ao Centro Convivência, das 9h às 21h. Em março, nos dias 13 e 14, das 13h30 às 16h, a testagem será feita no Ambulatório de Acolhimento do Serviço de Infectologia, no segundo andar do Prédio Anexo do Hospital Universitário, para alunos da Famed. E nos dias 20 e 21 de março, no mesmo local, a ação será direcionada para estudantes da Escola de Enfermagem, também das 13h30 às 16h.

Para realizar os testes é necessário que o aluno apresente um documento oficial que tenha foto (RG, CNH ou passaporte). A testagem é realizada de forma voluntária, não obrigatória e totalmente sigilosa. Todos os resultados serão entregues de forma particular e individual diretamente no SAE Infectologia.

A organização da campanha conta com a parceria do Programa Municipal IST/Aids/HIV, da Faculdade de Medicina (Famed), da Escola de Enfermagem (EEnf) e da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).