Com carga horária de 40h e intitulado “Encontros Formativos para Integração dos Agentes de Gestão Ambiental (AGAs)”, a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga) ofertou um curso para promover a integração dos Agentes ao Sistema de Gestão Ambiental da FURG (SGA), além de proporcionar a troca de experiências e ampliar o contato entre as Unidades. A atividade aconteceu de 2 a 13 de dezembro e foi ofertado por meio da Coordenação de Formação Continuada (CFC), da Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep).
Durante a ação, a secretária da SIGA, Dione Kitzmann, caracterizou a Gestão Ambiental Institucional, apresentando os compromissos ambientais da FURG expressos na sua Política Ambiental e seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), enfatizando o papel dos Agentes de Gestão Ambiental nesse contexto. Para apresentar a agenda ambiental da Universidade e as suas estratégias ambientais, foram convidados os seguintes palestrantes: o coordenador da Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/PROINFRA), Daniel Pereira da Costa, que relatou as atividades ali desenvolvidas; Luciane Schmitt (Iceac), que falou sobre a construção do PDI 2024-2028 e o seu Eixo X-Gestão Ambiental; Thais Veçozzi (Siga), que apresentou os compromissos da FURG na Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P); e Elenise Ribes Rickes (Proplad) que apresentou o PLS/FURG.
De acordo com a atual regulamentação do SGA-FURG, faz parte das competências dos AGAs “auxiliar suas unidades no planejamento e implementação de ações de gestão ambiental e sustentabilidade institucionais” (inciso II, art. 12 da Delib. COEPEA 14/2021). Desta forma, através de uma Atividade Final (Gestão Ambiental em Ação), o curso visou proporcionar a oportunidade para que os agentes construíssem propostas de ações que, a critério de suas Unidades, venham a fazer parte dos seus Planos de Ação.
Os resultados das Atividades foram apresentados no encerramento do curso, que aconteceu nesta última sexta-feira, 13, momento no qual foi constituído o Fórum Ambiental, integrado pelos AGAs, membros do Comitê Diretor e das Comissões Permanentes de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-CPGASus (art. 13 da Delib. COEPEA 14/2021).
Em síntese, os temas propostos pelos agentes versaram sobre: reaproveitamento da água residual de destiladores, evitando o alto desperdício de água existente; melhorias na gestão de resíduos sólidos e químicos; economia de energia elétrica e diminuição da pegada de Carbono; e a organização das atividades administrativas para a sustentabilidade. Destaca-se que a importância da capacitação e conscientização da comunidade universitária sobre práticas ambientais sustentáveis foi o tema que transversalizou todas as propostas.