COVID-19

Servidora da FURG publica artigo que analisa o contexto pandêmico a partir de literatura

Obras de Albert Camus serviram de base para pesquisa

As obras "A Peste" e "Estado de Sítio", de Albert Camus, foram o ponto de partida para a análise que mescla literatura, filosofia e psicologia realizada pela psicóloga Jaciana Araujo, da FURG, pelo sociólogo Murilo Paiotti, da Universidade Federal de Pelotas, e pela professora Katia Ferreira, Universidade do Vale do Paraíba.

O objetivo do artigo foi indicar posturas críticas que o contexto da pandemia da Covid-19 exige para ser superado. No artigo, as personagens principais de ambas as obras são tomadas como exemplos das posturas que podem ser tomada frente ao contexto atual. Servem também de ilustração para os pensamentos de dois dos filósofos mais destacados pelas suas propostas e oposições no debate acerca do contexto causado pela pandemia do novo coronavírus: Giorgio Agamben e Slavoj Žižek.

O artigo, intitulado "Covid-19 e as revoltas maiúscula e minúscula: Albert Camus, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek lidos em paralaxe" foi publicado na edição especial da revista Simbiótica, da Universidade Federal do Espírito Santo, e pode ser acessado por este link.