1° GEPROJ

Seminário promovido pela Faurg trata das boas práticas em gestão de projetos durante três dias

Evento que acontece até quarta-feira, 25, é dirigido a gestores, acadêmicos, instituições e empresas parceiras

Photograph: Fernando Halal/Secom-FURG

 O 1º Seminário de Gestão de Projetos (Geproj) começou hoje, 23 , e segue até  quarta-feira, 25, no auditório do Cidec-Sul - Campus Carreiros da FURG. O evento é promovido pela Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (Faurg) com o objetivo de oferecer uma oportunidade para gestores de projetos, acadêmicos, instituições e empresas parceiras discutirem e conhecerem as boas práticas na gestão de projetos.
A programação do seminário inclui três temáticas principais: Estratégicas, Táticas e Operacionais. A abertura oficial do evento contou com a presença da diretora executiva da Faurg, Danubia Espindola, da reitora da FURG, Suzane da Gonçalves, da superintendente do Hospital Universitário, Sandra Brandão, da assessora especial da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppi) da Unipampa, Ana Paula de Oliveira Gracioli e do diretor secretário da Faurg, Cezar Augusto Burkert Bastos.
A diretora executiva da Faurg, Danubia Espindola, abriu o evento dizendo que serão três dias bem intensos em que será mostrada toda a dinâmica de fundações com instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação, mostrando todo o processo da gestão de projetos e o quanto isso impacta as instituições. Ela agradeceu a toda a organização do seminário e também a parceria firmada entre a Faurg e Unipampa e entre o Hospital Univesitário (HU-FURG) que ocorre desde 2022.
A reitora da FURG, Suzane Gonçalves, disse que o momento é fruto de um trabalho que vem há mais de 20 anos sendo construído por vários diretores que passaram e que foram consolidando o trabalho da Faurg. "Hoje é uma fundação sólida, forte e que vem apoiando não só a FURG, mas apoiando a Unipampa e também o nosso Hospital Universitário e a Ebserh. A Faurg já tem uma constituição que traz muita estabilidade jurídica para a execução dos projetos. E isso é extremamente relevante para que nós possamos desenvolver ações por meio da fundação, não só com a iniciativa privada, mas com órgãos públicos. Quando nós vamos junto ao governo federal, em diferentes ministérios, e nós explicamos que temos uma fundação de apoio que trabalha a partir de uma série de condições que estão legalmente estruturadas e com procedimentos consolidados, isso também respalda o poder público para que possa transferir recursos para que projetos sejam desenvolvidos por meio da fundação. O mesmo acontece com empresas e outras iniciativas que buscam a universidade para desenvolver seus projetos", destacou a reitora Suzane Gonçalves.
Em seguida, aconteceu a Palestra Magna com o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), o professor Antonio Fernando de Souza Queiroz, que online abordou os desafios e oportunidades dos gestores de projetos no Brasil. O seminário teve continuidade em seu primeiro dia com quatro mesas redondas, todas mediadas pela diretora executiva Danubia Espindola. A primeira, ainda pela manhã, recebeu ex-diretores da Faurg que trataram da evolução da fundação ao longo de seus 26 anos de atuação e as principais perspectivas para o futuro. À tarde, ocorreram as mesas redonda "A Fundação de Apoio e seu papel perante a comunidade acadêmica", "A interação com empresas em Fundações de Apoio: Ambientes de inovação da FURG" e "O papel dos órgãos de controle junto às Fundações de Apoio em meio as oportunidades do Marco Legal da Inovação" estendendo-se até às 17h30min.
O 1° Gepoj tem sequência nesta terça-feira, 24, com mesas redondas que abordarão projetos com a Finep, projetos com a Portos RS, com a Embrapii, ministérios e projetos com Prefeituras Municipais.
No último dia do evento, quarta-feira, 25, o seminário traz a temática operacional com oficinas que abordarão a celeridade de projetos, administração de recursos financeiros, contratações, organização de compras e importações e prestação de contas juntos aos órgãos financiadores, reguladores e fiscalizadores. A programação do Geproj já está disponível e pode ser acessada AQUI. O seminário é transmissão ao vivo pelo Youtube da FURG. Acompanhe todas as informações no site do evento.

SOBRE A FAURG

A Faurg é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que presta apoio administrativo e financeiro à Universidade Federal do Rio Grande, e recentemente também a outras instituições, a Unipampa e a Ebserh. A atuação da Fundação se dá na condição de interveniente na execução de contratos, convênios e acordos firmados com setores públicos e privados. A estrutura administrativa da Faurg é composta por um conselho deliberativo, presidido pela reitora da FURG, Suzane Gonçalves, um conselho fiscal e tendo como diretora executiva Danúbia Espíndola. A Fundação é dividida em sete setores gerenciados por assessorias: Gestão de Projetos, Prestação de Contas, Administrativo, Financeiro, Compras, TI e Jurídico, todos voltados ao suporte eficiente de projetos institucionais.

 

 

Gallery

Fernando Halal/ Secom FURG