JUNHO SUSTENTÁVEL

Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade abordará mudanças climáticas

Em sua quinta edição, Semeia 2025 traz Carlos Nobre e Rubens Harry Born

Com o tema "Mudanças Climáticas: Desafios Globais e Ações Locais", a 5ª Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semeia) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) será realizada entre os dias 2 e 6 de junho. A abertura, na segunda-feira, 2, às 16h, no Cidec-Sul, Campus Carreiros, contará com palestra dos renomados Carlos Nobre e Rubens Harry Born. Carlos Nobre destaca-se na área dos estudos sobre o aquecimento global, integra a equipe internacional de cientistas agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 2007 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU (prêmio dividido com o ex-vice-presidente americano Al Gore) e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas, sediado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Rubens Harry Born faz parte da coordenação do Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, é pesquisador e colaborador voluntário na Fundação Grupo Esquel Brasil, pela qual integra o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030 da ONU no Brasil.

Após uma pausa durante 2024, devido à atipicidade do ano pelas enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, a Semeia retorna em 2025 com o objetivo integrar a comunidade universitária e a sociedade, promovendo reflexões, debates e ações concretas sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. A organização é da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga/FURG). Para a organização, o evento, em sua quinta edição, reforça o compromisso da FURG com a gestão ambiental, alinhada à Política Ambiental e ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2028 da universidade, como um espaço de diálogo, inovação e promoção de práticas sustentáveis.

A 5ª Semeia é uma das ações do Junho Sustentável, momento alusivo aos desafios e às atividades desenvolvidas na FURG para o debate e a efetiva construção de ações para minimizar os impactos ambientais e para o incentivo a práticas de sustentabilidade. Ao longo do Junho Sustentável serão realizadas atividades sobre resíduos sólidos e plantio de mudas nos campi da FURG.

A programação da Semeia 2025 contará com Painel da Sustentabilidade e 3ª Mostra de Ciência e Sustentabilidade. O evento é aberto à comunidade e o período de inscrições segue até 26 de maio pelo Sinsc. Além da participação como ouvintes, interessados também podem apresentar trabalhos acadêmicos nas modalidades resumo expandido e artigo completo. Os melhores artigos serão selecionados para publicação nas revistas Vetor e Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Mais informações pelo whatsapp da Siga 53 32373527 ou pelo email siga@furg.br.

Sobre os palestrantes da abertura

Carlos Afonso Nobre foi um dos autores dos Relatórios de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que levaram o IPCC a ser agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007), pelo papel de alertar sobre os riscos do aquecimento global e lutar pela preservação ambiental, prêmio dividido com o ex-vice-presidente americano Al Gore. Ao longo da carreira, recebeu vários prêmios: Fundação Conrado Wessel, na área de Meio Ambiente (2007); Von Humboldt Medal da European Geophysical Union 92009); condecoração da Classe Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República (2010); "Prêmio a la Cooperación em Ciencia, Tecnologia y Innovación Dr. Luis Frederico Leloir", do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, da Argentina (2011); Volvo Environmental Prize, Suécia (2016). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Academia Mundial de Ciências para o Avanço da Ciência nos Países em Desenvolvimento (TWAS). É membro do Joint Steering Committee do World Climate Research Programme (WCRP), preside os Conselhos Diretores da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas (Rede Clima) e do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC). Representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis; é membro do "High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability" do Secretário Geral da ONU. Membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS) dos Estados Unidos e do grupo Planetary Guardians, que reúne pesquisadores e ativistas em prol de estudos e análises sobre ação climática e proteção de comunidades vulneráveis.

Rubens Harry Born é pesquisador e colaborador da área de Meio Ambiente, Sociedade e Políticas Públicas da Fundação Grupo Esquel Brasil, pela qual integra o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030, atuando no processo de monitoramento e implementação da agenda da ONU no Brasil; membro do Comitê Gestor do Movimento Escazú Brasil; presidente do Conselho Diretor do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec); membro da coordenação do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Desenvolvimento e Meio Ambiente (FBOMS) e foi seu representante no Comitê Gestor do Fundo Nacional de Mudanças do Clima. Foi coordenador do GT Clima (criado em 1992) desse Fórum e participante de 15 Conferências das Partes e dezenas reuniões do regime multilateral de mudança do clima. Participou de todas as sessões de negociações do Acordo de Escazú, primeiro tratado ambiental da América Latina e do Caribe, que busca promover os direitos de acesso à informação, à participação e à justiça em questões ambientais. Atua nas áreas de acordos multilaterais, desde 1989, e políticas nacionais em direitos humanos socioambientais, desde 1978. Conselheiro, desde maio de 2023, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e integrante de sua Câmara Técnica de Justiça Climática. É engenheiro civil com especialização em engenharia ambiental, mestre e doutor em Saúde Pública e Ambiental pela Universidade de São Paulo; advogado com curso de pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional.

 

 

Gallery

Cartaz do evento