Gestão

Secretária Estadual de Saúde visita HU-FURG

Situação da Saúde no Município e Contratualização estiveram na pauta

Photograph: Divulgação HU-FURG

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.  (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta segunda-feira, 15, a visita da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, acompanhada dos secretários de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos e de Piratini, Diego Espíndola. Na ocasião, ela foi recebida pela superintendente do Hospital, Sandra Brandão, e pelos gerentes de Atenção à Saúde, Fábio Lopes, e Administrativo, Tomás Dalcin.

 

A visita iniciou com uma reunião no Gabinete da Superintendência, momento onde teve a oportunidade de conhecer a atual gestão do Hospital. No encontro, foram abordados assuntos gerais referentes a situação da Saúde em Rio Grande, com destaque para as tratativas de renovação da Contratualização do Hospital com o Governo do Rio Grande do Sul.

 Logo após, a comitiva visitou as instalações do HU-FURG, tendo como prioridade conhecer os cinco novos leitos da UTI Pediátrica, recentemente habilitados pelo Ministério da Saúde (MS) e que entraram em funcionamento no dia 15 de junho. Conforme a secretária, o Estado tem grande demanda de leitos de UTI Pediátrica, sendo uma satisfação saber que o Estado pode contar com uma nova estrutura. Com a ampliação, hoje o HU-FURG oferece 10 leitos de UTI Pediátrica, recebendo pacientes de várias partes do Estado. No local são atendidas crianças maiores de 28 dias até 14 anos, 11 meses e 29 dias, contando com uma equipe multidisciplinar e com completa infraestrutura.

Em Rio Grande, a secretária participou do evento “Planificação da Atenção à Saúde”, onde mais 22 municípios da Região Sul do Estado aderiram a estratégia. A Planificação busca fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Atenção Ambulatorial Especializada. Ainda, organizar de forma mais eficiente o encaminhamento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos diversos serviços prestados.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

 

Gallery

Cinco pessoas aparecem caminhando em um corredor hospitalar. São duas mulheres e três homens.

Visita ao HU-FURG

Divulgação HU-FURG