Pesquisa de Opinião

Saiba como será o processo de consulta online para a reitoria da FURG

Votação acontece nesta quinta, 8 de outubro, em urnas digitais específicas para docentes, discentes e técnicos

A Pesquisa de Opinião para a reitoria da FURG gestão 2021-2025 acontece nesta quinta-feira, 8 de outubro. A votação ocorre das 8h às 20h em três urnas digitais: uma para docentes, outra para técnicos e outra para estudantes. Abaixo, confira os endereços.

A Comissão Especial informa que os links só estarão disponíveis no dia da eleição.

- Docentes: https://urnadocentes.furg.br/

- Técnicos: https://urnatecnicos.furg.br/

- Estudantes: https://urnadiscentes.furg.br/

A Pesquisa na FURG atribui, de modo proporcional, um terço para a participação de cada categoria. Por isso, há urnas específicas para cada segmento.

O processo para a realização da consulta online, inédito na FURG, envolveu o trabalho da Comissão Especial que coordena a Pesquisa, da Comissão Técnica designada para oferecer soluções digitais para a votação e ainda do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

Passo a passo para participar da consulta online

- Acesse o site conforme seu vínculo com a universidade: docente, técnico ou estudante. Para entrar no sistema de votação, é necessário identificar-se com seu nome de usuário e senha (os mesmos utilizados para acessar o Sistemas FURG)

- O sistema apresenta instruções após o login. É necessário clicar em “iniciar” para prosseguir à votação.

- Aparecerá uma cédula virtual com os nomes das chapas e seus respectivos candidatos, bem como as opções de voto branco e nulo. Clique na opção escolhida e siga para o próximo passo. 

- Você será direcionado a uma tela de confirmação, que mostra a opção marcada na cédula virtual. Se estiver tudo certo, avance para a próxima etapa. Se não, é só voltar à etapa anterior e escolher novamente.

- Ao confirmar o voto, o sistema apresentará um código rastreador. Ele serve para ser usado em processos de auditoria, para garantir que o voto foi computado. Aí é necessário partir para a parte final: depositar a cédula na urna. É só clicar no botão que diz isso. Sem essa etapa, o voto não é computado.

-  O sistema Helios permite que você deposite cédulas na urna quantas vezes desejar. Porém, somente a última cédula depositada é a que será contabilizada na apuração da urna. Todas as cédulas anteriores serão descartadas.

Um tutorial elaborado pela Comissão Técnica estará disponível na plataforma de votação. Mais informações podem ser obtidas no site da Pesquisa de Opinião 2020, neste endereço