No final do mês de junho, o vice-reitor, Ednei Primel, recebeu no Gabinete da Reitoria uma visita de representantes do grupo Corsan Aegea para debater questões estratégicas que envolvem temas relacionados a água, saneamento e esgoto, bem como oportunidades de cooperação interinstitucional em projetos de inovação, pesquisa e sustentabilidade. Atualmente, a Corsan está presente em 317 municípios do Estado, e a Aegea, por sua vez, atua em 15 estados e 868 municípios.
Durante o encontro, representaram a FURG: a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Daiane Dias; o secretário de Gestão Ambiental, Felipe Kessler; a diretora de obras, Michele Larrossa; e o coordenador de Gestão Ambiental, Fillipe Pacheco. Representando a Corsan, participaram: o diretor operacional da Corsan na Região Sul, Milton Cordeiro; o diretor de relações institucionais da Corsan na Região Sul, André Borges; a gerente comercial da Corsan na Região Sul, Mayla Costa; e o gerente da Corsan em Rio Grande, Deividy Carvalho.
Segundo Ednei, a reunião foi muito importante, considerando que FURG e Corsan possuem uma parceria profícua e de longa data, a partir de uma ação conjunta para o desenvolvimento de diversos projetos. A iniciativa foi um sucesso e acabou impactando outras instituições do Estado que também desenvolveram projetos de inovação e alto impacto científico para as questões da água, do saneamento e do esgoto.
“Durante o encontro tratamos sobre as possibilidades de desenvolvimento de projetos; foram apresentados alguns desafios que a Corsan tem - não só aqui em Rio Grande, mas na região como um todo, em especial no tocante ao conceito de universalização do saneamento e na ampliação do acesso à água tratada para a população. A isso somam-se também questões relacionadas ao tratamento de efluentes nas indústrias, no desenvolvimento de estações compactas de tratamento de esgoto e a questão também muito importante de ofertar cursos para qualificação de trabalhadores e trabalhadoras”, explica o vice-reitor.
Para o diretor da Corsan, a busca pela parceria com a FURG é de altíssima relevância, uma vez que a Universidade é uma instituição com competências reconhecidas nacionalmente e internacionalmente. “Ambas, FURG e Corsan, têm missões e visões muito semelhantes, com o tema central da água presente nos seus cotidianos, assim como também temas sociais e de sustentabilidade ambiental. Certamente, essa parceria vai ajudar muito no desenvolvimento de novas tecnologias, materiais, processos e, principalmente, qualificar a entrega de serviços de qualidade para a população”, aponta Milton.
Desdobramentos
Em um primeiro momento, a ideia é aproveitar a parceria para realizar, de forma conjunta, um workshop, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), junto com outras pró-reitorias também com a Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga), para qualificar ações vinculadas ao desenvolvimento de projetos de pesquisa, de inovação, e de extensão em todas as áreas do conhecimento correlatas aos temas abordados.
Segundo Daiane, o encontro representou uma oportunidade de cooperação institucional de grande impacto, com desdobramentos promissores para a pesquisa, a formação acadêmica e a atuação estratégica da FURG. “Essa colaboração pode ampliar o acesso a editais de fomento, favorecer a captação de recursos e fortalecer o papel da Universidade em redes de inovação e transferência tecnológica. Do ponto de vista da formação acadêmica, a parceria tende a criar oportunidades para estudantes de graduação e pós-graduação, tanto em estágios quanto em atividades de iniciação científica e extensão, promovendo uma formação mais conectada aos desafios reais da sociedade”, destaca a pró-reitora.
Conforme o vice-reitor, outro ponto importante tratado durante a reunião foram questões internas da FURG, como seus próprios desafios institucionais com relação também às questões do esgoto e as questões relacionadas à eficiência do uso da água nos campi. “Essa parceria vai gerar reflexos em toda a estrutura multicampi da instituição, em São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha”, completa Ednei.
Além disso, os gestores da Universidade também aproveitaram o encontro para pleitear o suporte da Corsan para a realização de atividades culturais e extensionistas, como a realização da próxima Feira do Livro e o fomento de ações de preservação do patrimônio histórico de ambas as instituições.
Multidisciplinaridade
Por fim, a FURG entende que uma cooperação com a Corsan favorece a atuação interdisciplinar na Universidade, integrando áreas como engenharias, ciências ambientais, química, biotecnologia, saúde e direito ambiental. “Ao enfrentar problemas concretos com base científica, a FURG reafirma seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável, com a inovação social e tecnológica e com a produção de conhecimento aplicado às demandas da população”, adiciona Daiane.
Institucionalmente, essa aproximação reforça o posicionamento estratégico da FURG como agente de transformação regional e nacional, em consonância com seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que valoriza o fortalecimento de parcerias com o setor público e produtivo. Ao ampliar sua inserção em redes de colaboração, a FURG também ganha visibilidade, atrai novos investimentos e consolida seu protagonismo na produção de soluções tecnológicas e ambientais para o sul do estado e para o país.