Durante a manhã e a tarde desta última terça-feira, 3, a reitora Suzane Gonçalves - acompanhada pelo secretário de Relações Internacionais da FURG, Dariano Krummenauer - participou do Fórum de Reitores Brasil-China, que aconteceu no auditório da Capes, em Brasília. A ação debateu uma série de aspectos voltados aos desafios e à expansão do Ensino Superior em ambos os países, com palestras, rodas de conversa e painéis temáticos conduzidos por autoridades brasileiras e chinesas.
O evento é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e da Associação de Intercâmbio Internacional da China (Ceaie), órgão vinculado ao Ministério da Educação do país asiático. O fórum visa estreitar relações entre Brasil e China por meio do fomento às potencialidades em comum, em especial aquelas voltadas à educação, estimulando a cooperação para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia aliadas à formação conjunta de profissionais altamente capacitados e pesquisadores de ponta.
A ação faz parte de um contexto crescente de colaboração bilateral no setor educacional entre os países. Em dezembro de 2024, os ministros da Educação do Brasil, Camilo Santana, e da China, Huai Jinpeng, assinaram dois memorandos de entendimento que incentivam a cooperação entre instituições de ensino superior dos dois países. Os acordos abrangem áreas como o ensino de português como língua estrangeira e o reconhecimento mútuo de certificados e diplomas de educação superior. Além disso, naquela oportunidade, foi proposta a criação de um mecanismo de consultas ministeriais periódicas para acompanhar a implementação dessas cooperações, incluindo a realização de um fórum de reitores para ampliar parcerias diretas entre universidades brasileiras e chinesas.
De acordo com Suzane, a participação da FURG no Fórum representa não só uma oportunidade para construir laços interinstitucionais e futuras cooperações acadêmicas, mas também se apresenta como um momento de construção de saberes, para que seja possível retornar à FURG com novas ideias de gestão. “Esse espaço de diálogo e cooperação internacional é estratégico e muito importante, pois abre portas para parcerias que impactam diretamente a formação dos nossos estudantes, a internacionalização dos nossos cursos e o avanço das pesquisas em áreas prioritárias”, destaca a reitora.