EVENTO

Reitora da FURG participa de debate sobre universidade e direitos humanos em Minas Gerais

Mesa redonda fez parte da programação da 2ª Conferência Internacional das Humanidades

Photograph: Divulgação

Aconteceu até esta quarta-feira, 11, a 2ª Conferência Internacional das Humanidades: sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos, na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias foi uma das ministrantes da mesa redonda: Universidades, humanidades e diretos humanos. Acompanhada pelo reitor da Universidade Federal da Bahia e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles e da presidente da Frente Parlamentar em defesa das universidades federais, deputada federal Margarida Salomão, a mesa foi coordenada pela reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida.

Segundo a reitora da FURG, o tema da mesa e a abordagem que foi enfatizada por todos os palestrantes trouxeram reflexões acerca de questões históricas, que ao longo dos tempos tem produzido as desigualdades sociais vivida por mulheres, negros, crianças - em situação de vulnerabilidades social, população LGBT, migrantes e indígenas. “Essas pessoas estão mais expostas à violência, ao risco, às injustiças e às indignidades, conforme defende Butler”, mencionou Cleuza Dias.

O evento teve a co-organização da Universidade Federal de Minas Gerais, do Conselho Internacional de Filosofia e Estudos Humanísticos da UNESCO e da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM).

 

 

Gallery

Reitora participa de mesa redonda sobre direitos humanos na UFMG

Divulgação