Com suas raízes em movimentos trabalhistas e feministas do final do século XIX e início do século XX que garantiram às mulheres melhores condições de trabalho e direito ao voto, é celebrado anualmente no dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Nesta semana, a prefeitura do Rio Grande – liderada pela primeira mulher prefeita na história do município – iniciou uma série de ações alusivas que se estendem até o último dia do mês; na oportunidade, ainda nesta segunda-feira, 10, ao lado da chefe do executivo, a reitora Suzane Gonçalves participou de uma sessão especial simbólica, realizada pela Câmara Municipal.
“Se hoje eu sou a segunda reitora da FURG, é porque a professora Cleuza abriu caminhos sendo a primeira mulher reitora dessa Universidade; hoje tenho muito orgulho de seguir os passos e os aprendizados que ela construiu, mostrando a força, a potência e a qualidade do trabalho que nós mulheres temos a condição de exercer em cargos de liderança, com afetividade e firmeza, porque é assim que nós fazemos gestão”, discursou Suzane durante a sua fala na tribuna.
Além da reitora, compuseram a mesa de honra a vereadora Regininha, presidindo a sessão; a prefeita Darlene Pereira; a juíza de direito do juizado da violência doméstica, Denise Dias Freire; e a vice-presidente da OAB subseção do Rio Grande, Elisa Alquati.
Ainda em sua fala, Suzane destacou a importância de as mulheres ocuparem posições de liderança, uma vez que, de acordo com estudos da Organização Internacional do Trabalho, há o indicativo de que apenas 30% dos cargos de liderança nos espaços de trabalho são ocupados por mulheres. “Hoje eu ocupo um lugar de liderança, assim como a prefeita Darlene, mas nós mulheres somos as minorias nestes espaços. A luta pela equidade de gênero é fundamental e deve ser de todos. Ainda assim, essa é uma luta desigual; o que uma mulher cis sofre é diferente do que uma mulher trans sofre, e por sua vez, é também diferente do que uma mulher negra sofre. É preciso enxergar, ainda, que o caminho para buscarmos a continuidade desses avanços passa por políticas públicas que garantam a saúde e o cuidado para as mulheres”, conclui a reitora.
Mulheres na Gestão
Nesta terça-feira, 11, a reitora participou como debatedora no evento “Mesa Mulheres na Gestão”, que abordou o tema sob a ótica das trajetórias e dos desafios dessas lideranças em suas práticas administrativas. A ação foi promovida pela Prefeitura do Rio Grande e aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal como parte da programação de Março Lilás na cidade.
De acordo com a organização do evento, a iniciativa tem a proposta de contribuir com inspirações para que todas as mulheres lutem pela igualdade de oportunidades e pela dignidade. Além da reitora, também participaram da ação a prefeita Darlene Pereira; a delegada de Polícia Civil, Lígia Furlanetto; a presidente da CDL, Letícia Vanzelote; a recicladora da Cooperativa do Cassino, Damiani Trindade Veiga; e a representante da Comunidade de Terreiro de Matriz Africana Ilê Asè Osun Doco e Osàla Orunmià e empreendedora, Carla Trindade.