RECONHECIMENTO

Reitor recebe a homenagem Ordem de Silva Paes durante aniversário da cidade

Ação fez parte da programação dos 285 anos do município do Rio Grande

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na tarde do último sábado, 19, a Cidade do Rio Grande completou seus 285 anos de fundação. Para celebrar a data, a prefeitura municipal planejou uma série de atividades, e entre elas, as tradicionais celebrações Te Deum e a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes. Entre os homenageados do ano esteve o reitor Danilo Giroldo, o qual foi reconhecido com o grau de comendador, o segundo mais alto nível da condecoração.

O Te Deum

Constituído como um hino de ação de graças católico, o Te Deum ­– ou Te Deus Laudamus ­-, trata-se de um cântico litúrgico entoado em eventos solenes e ocasiões especiais, como ao celebrar o último dia do ano.

Em Rio Grande, a celebração do Te Deum é uma tradição, tendo sido entoado pela primeira vez ao celebrar a reconquista da Vila de Rio Grande, por parte de Portugal -, após 13 anos sob domínio espanhol. Neste último sábado, o rito foi realizado na Catedral de São Pedro, e, desde 1980, precede a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes.

A Ordem de Silva Paes

Criada em 1983, a Ordem de Silva Paes é uma homenagem instituída no intuito de reverenciar personalidades – rio-grandinas ou não -, que em suas atividades trabalham e ajudam a construir a história do município. A condecoração acolhe como seu patrono a figura do brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou a cidade.

Neste ano, o reitor da universidade, Danilo Giroldo, recebeu a condecoração da ordem com o grau de comendador. “Me sinto muito honrado em receber este reconhecimento, pois Rio Grande foi a cidade que me possibilitou exercer a profissão que escolhi de professor universitário. Minha trajetória em Rio Grande e na FURG, tanto pessoal como profissional, tem me permitido conhecer cada vez mais os desafios e potenciais deste município e tenho buscado contribuir ao máximo dentro das minhas possibilidades”, destacou o gestor.

Durante a celebração, também receberam condecorações da Ordem de Silva Paes: a procuradora da república, Anelise Becker; o promotor de justiça do estado, Marcelo Nahuys Thormann; o superintendente dos portos do estado, Paulo Fernando Curi Estima; o presidente da Embrasmar, Renato Guerreiro; o coordenador da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, Cristiano Lima de Freitas; a historiadora e secretária executiva da Fundação do Rio Grande, Danielle Manczak dos Anjos; a pedagoga e coordenadora do CCMar, Dóris Pinto Ayres Wonghon; e o técnico de enfermagem do Sesi e CCMar, Marco Gaya dos Santos.

 

Gallery

Ação fez parte da programação dos 285 anos do município do Rio Grande

Hiago Reisdoerfer/Secom