RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Reitor participa de reunião do Conselho de Reitores da AUGM em Montevidéu

Atividade compôs o quadro de ações em celebração aos 30 anos da rede

Photograph: Divulgação

Na última quinta-feira, 10, reitores e representantes das 41 instituições que compõem a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), participaram da reunião do Conselho Extraordinário de Reitores AUGM, em Montevidéu, no Uruguai. A ação, que faz parte do conjunto de atividades comemorativas aos 30 anos da rede, teve o objetivo de construir uma declaração coletiva para a III Conferência Mundial de Educação Superior (CMES), que acontece de 18 a 20 de maio, em Barcelona.

De acordo com informações divulgadas pelo portal da AUGM, a associação, durante a conferência – que reúne estados membro da Unesco por meio de seus respectivos ministérios de educação nacional e demais representações -, buscará apresentar uma perspectiva na qual as atividades acadêmicas representem bens sociais e públicos, que o acesso à educação superior seja um direito, e o incentivo à pesquisa e a geração de conhecimentos possam ser absorvidos pela comunidade e utilizados como um caminho para o benefício coletivo.   

A reunião teve seu fim decretado na sexta-feira, 11, quando ao final do Seminário Internacional Comemorativo dos 30 anos da AUGM, foi lida a declaração para o CMES.

Sobre a AUGM

A Associação de Universidades Grupo Montevideo, ou AUGM, é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças em termos de vocações, públicos, estruturas acadêmicas e níveis de serviços, desenvolvem atividades de cooperação. A iniciativa foi criada em 1991, em resposta aos desafios da gestão universitária na América Latina.

 

Gallery

Atividade compôs o quadro de ações em celebração aos 30 anos da rede

Divulgação