REPRESENTATIVIDADE

Reitor participa de evento internacional sobre cultura oceânica

Evento organizado pela Unesco aconteceu em Santos em alusão à Década dos Oceanos

Photograph: Divulgação

Pensando no desenvolvimento de soluções transformadoras por meio da ciência aplicada à sustentabilidade, a Organização das Nações Unidas (ONU), proclamou a Década da Ciência Oceânica, de 2021 a 2030, impulsionando a implementação das atividades da Agenda 2030. Pensando nisso, a Unesco, por meio do programa Ocean Literacy With All promoveu o evento “Diálogos da Cultura Oceânica”, na intenção de reunir representantes do governo, organizações não-governamentais, cientistas e sociedade organizada para, em conjunto, refletir sobre a preservação do ecossistema marítimo; na ocasião, a FURG esteve representada por seu reitor, Danilo Giroldo.

Sobre o evento

Realizado pela Unesco em parceria com o Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e a Prefeitura de Santos, a iniciativa trouxe pela primeira vez ao hemisfério sul o evento mundial Ocean Literacy Dialogues (Diálogos da Cultura Oceânica). A ação tem como finalidade promover a troca de conhecimentos sobre a conexão de cada indivíduo e setor da sociedade com o oceano e o desenvolvimento sustentável do ecossistema como um todo.

De acordo com Giroldo, o evento foi uma oportunidade muito importante para discutir o papel das universidades no desenvolvimento da cultura oceânica. “A FURG trabalha intensamente este tema, pois tem como vocação os ecossistemas costeiros e oceânicos de maneira transversal e multidisciplinar, envolvendo todas as áreas do conhecimento”, destacou o reitor.

Segundo a organização, o programa se constitui como uma oportunidade pioneira de integração entre os diferentes setores da sociedade, promovendo um debate que parte de diversas premissas e perspectivas, seguindo a ótica de cada seguimento participante. O evento aconteceu entre os dias 10 e 14 de outubro, promovendo atividades englobando ciência, artes, cultura, inovação, inclusão, gastronomia, esportes aquáticos, comunicação e cidadania.

Considerando a diversidade e peculiaridade das características dos múltiplos setores da sociedade envolvidos, a programação que compõe o evento pensa numa série de alternativas para a integração do conhecimento científico acadêmico com a aplicação promovida pelos demais setores. Para isso, as sessões de discussão e painéis foram divididos em temas, contando com a colaboração de públicos específicos.

“A iniciativa se constitui na importância da ação articulada entre setores da sociedade, não apenas na valorização da produção específica de cada ator, mas sim nas potencialidades de interação para atingir objetivos comuns. O que a FURG também tem realizado por meio do APL Maritimo do RS e do seu Parque Científico e Tecnológico, o Oceantec”, concluiu o reitor.

Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em função do segundo turno.