POSSE

Reitor e vice-reitor empossam em gabinete diretores e equipe de gestão

Assinatura do termo de posse aconteceu na última quarta, 27; e quinta-feira, 28

Photograph: Hiago Reisdoerfer/Secom

 

A posse de diretores e diretoras de unidades acadêmicas e administrativas, bem como das lideranças dos órgãos vinculados e assessorias da universidade são normalmente realizadas durante a Sessão Solene de Transmissão do Cargo de Reitor. No entanto, devido à lotação máxima do Cidec-sul e às medidas de prevenção e enfrentamento à Covid-19, estes dirigentes assinaram o termo de posse em gabinete nos dias 27 e 28 de janeiro, seguindo as normas de redução de aglomerações e de promoção do distanciamento social, em virtude da pandemia.

Para respeitar o distanciamento mínimo entre pessoas e respeitando a lotação da sala de reuniões do prédio da reitoria - onde foi realizada a posse, os servidores foram divididos em pequenos grupos ao longo da manhã e tarde desta quarta (27) e quinta-feira (28). Na oportunidade, o reitor da FURG, Danilo Giroldo, e o vice-reitor, Renato Duro Dias, recepcionaram as lideranças e aproveitaram o momento para introduzir, de forma ampla, algumas demandas e desafios que permeiam a gestão.

"Entendemos que seria importante realizar esse momento presencial com vocês, pois é por meio dessa simbologia que nos sentimos efetivamente investidos no cargo. Esse ato simbólico é muito significativo. Em função da pandemia, não foi possível fazer do modo tradicional, mas não poderíamos deixar vivenciar estes momentos”, manifestou o reitor.

Em todos os encontros com os diversos grupos de servidores, Danilo ressaltou que, quanto ao retorno das atividades presenciais em caráter integral, não há uma previsão imediata. “As variantes do vírus estão aí e não sabemos a gravidade delas. A universidade está funcionando com eficiência, não está parada. Quando é necessária a presença física, estamos aqui, e, em homeoffice as atividades seguem de maneira harmoniosa e produtiva. A FURG não parou nunca. É preciso, ainda, ter cautela”, destacou.

Em outro momento, também foi passada a palavra para os servidores se manifestarem, comentando sobre demandas pessoais, projeções e perspectivas para o trabalho que se inicia.

Unidades acadêmicas

Empossados na quarta-feira, 27, e divididos em quatro grupos, os diretores das onze unidades acadêmicas da FURG, eleitos pela comunidade universitária, assinaram o termo de posse para o início efetivo de suas gestões. Confira a lista a seguir:

Centro de Ciências Computacionais (C3): Adriano Velasque Werhli

Escola de Engenharia (EE): Cezar Augusto Burkert Bastos

Escola de Química e Alimentos (EQA): Felipe Kessler

Faculdade de Medicina (Famed): Claudio Moss da Silva

Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac): Audrei Fernandes Cadaval

Instituto de Ciências Humanas e da Informação: Éder Leandro Bayer Maier

Instituto de Educação (IE): Suzane da Rocha Vieira Gonçalves

Instituto de Letras e Artes (ILA): Elaine Nogueira da Silva

Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef): Adriana Elisa Ladeira Pereira

Instituto de Oceanografia (IO): Cesar Serra Bonifácio Costa

Escola de Enfermagem (Eenf): Edison Luiz Devos Barlem

O diretor da Faculdade de Direito (Fadir), Anderson Lobato, bem como os diretores dos campi de São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha – respectivamente Fabiani Simioni, Eduardo Vogelmann e Antônio Valente -, não foram empossados, pois ainda gozam de seus mandatos. O diretor reeleito do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Daniel Loebamann, quando da ocasião, estava em período de férias e assinará o termo de posse em outra oportunidade.

Unidades Administrativas

Para os setores administrativos, foram divididos servidores em grupos de duas pró-reitorias por horário agendado, ao longo da manhã e tarde da última quinta-feira, 28. Ao todo, nesta modalidade, foram empossados 16 técnico-administrativos em educação (TAE) e seis docentes; confira a seguir:

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae):

Diretoria de Assistência Estudantil (DAE): Adriana Dias Silveira

Diretoria de Desenvolvimento do Estudante (Dides): Maria de Fatima Santos da Silva

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc):

Diretor de Extensão (Diex): André Lemes da Silva

Diretora de Arte e Cultura (DAC): Débora Medeiros do Amaral

Diretor do Complexo de Museus da FURG: Lauro Jesus Perello Barcellos

Diretora do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic): Fernanda da Fonseca Pereira

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep):

Diretor de Gestão de Pessoas (Digep): Marcio Luis Soares de Brito

Diretora de Atenção à Saúde (DAS): Aline Rodrigues de Ávila

Diretora de Desenvolvimento de Pessoas (Didesp): Camila Estima de Oliveira

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd):

Diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação (DIADG): Luiza Machado da Silva

Diretora de Gestão Acadêmica (Digea): Fabiane Binsfeld Ferreira dos Santos

Diretor Pedagógico (Diped): Daniel da Silva Silveira

Diretor do Sistema de Bibliotecas (SIB): Cleriston Ribeiro Ramos

Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra):

Diretor de Obras (DOB): Rafael Tomazini dos Santos

Prefeito Universitário (PU): Fernando da Costa Afonso

Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti):

Diretor do Parque Científico e Tecnológico (Oceantec): Artur Roberto de Oliveira Gibbon

Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI): Diogo Paludo de Oliveira

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp):

Diretor de Pesquisa (Dipesq): Leandro Bugoni

Diretor de Pós-Graduação (Diposg): Elizaldo Domingues dos Santos

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad):

Diretor de Administração Financeira e Contábil (DAFC): Alex Sandro Rodrigues Martins

Diretor de Avaliação Institucional (DAI): Luiz Eduardo Maia Nery

Diretor de Administração de Materiais (DAM): Eduardo Figurelli Perez

Diretora de Planejamento (Diplan): Jozeneidi Costa Machado

Órgãos Vinculados e Assessorias

Divididos em dois grupos, as lideranças de órgãos vinculados e assessorias foram os últimos servidores a tomar posse em gabinete na quinta-feira, 28. Nesta modalidade, ocupam as posições de liderança seis Taes e quatro docentes; confira a lista:

Secretária de Educação a Distância: Zélia de Fátima Seibt do Couto

Secretário de Gestão Ambiental: Cléber Palma Silva

Secretária de Integridade, Transparência e Controle Social: Maria Rozana Rodrigues de Almeida

Secretário de Relações Internacionais: Milton Lafourcade Asmus

Secretário de Comunicação: Laurício Antônio Tissot

Diretora da Estação de Apoio Antártico: Cleuza Maria Sobral Dias

Secretário Executivo dos Conselhos: Jorge Augusto Bastos

Coordenadora de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades: Elisa Girotti Celmer

Assessora de Projetos Estratégicos: Letícia da Costa Chaplin

Assessor Especial de Controle Interno: Fernando Moura da Veiga

 

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Servidores assinaram termo de posse em gabinete nesta quarta (27) e quinta-feira (28)

Hiago Reisdoerfer/Secom