Aconteceu nesta última terça-feira, 18, a primeira reunião do Comitê Assessor de Planejamento (CAP) para a gestão 2025-2028. A atividade reuniu diretores de unidades acadêmicas e administrativas no auditório da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e tem como objetivo iniciar o trabalho estratégico que guiará as ações institucionais nos próximos anos. Na oportunidade, o vice-reitor – e presidente do comitê – Ednei Primel, apresentou a nova composição do CAP e suas atribuições, reforçando seu papel na condução e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
De acordo com a diretora de Planejamento da FURG, Jozeneidi Costa Machado, o planejamento é a espinha dorsal da administração universitária. “Ele garante que nossas ações estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da instituição e permite que cada setor contribua de forma estruturada para o crescimento e aprimoramento da FURG. Com base no PDI, foram definidos pela gestão seis projetos estratégicos, que irão orientar as atividades do CAP”, explica.
Nas próximas semanas, o CAP trabalhará na análise dos planos de ação das unidades, com foco em selecionar e estruturar metas alinhadas aos projetos estratégicos e às estratégias prioritárias da Universidade. “Esse processo inclui verificar a viabilidade de execução, consolidar propostas e, se necessário, elaborar novas metas para melhor atender aos objetivos institucionais, tendo como produto final a elaboração da proposta de um plano de ação unificado da FURG”, detalha Jozeneidi.
Ainda segundo a diretora, a reunião serviu para oferecer um panorama geral das próximas etapas de trabalho, além de reforçar o compromisso de um trabalho colaborativo para garantir um planejamento sólido e eficiente. “A participação de todos é fundamental para que possamos avançar juntos na construção de uma FURG mais inovadora, sustentável e conectada com a sociedade”, completou.
A reunião aconteceu em formato híbrido, contemplando a presença virtual de servidores lotados nos campi de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar.