CIC E CITEC

Propesp e Proiti apresentam trabalhos que foram destaque durante 23ª MPU

Resumos abordaram a temática da inovação científica e tecnológica

As pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Inovação e Tecnologia da Informação (Proiti) divulgaram a lista dos participantes do Prêmio Destaque do 33ª Congresso de Iniciação Científica (CIC) e 3º Congresso de Inovação (Citec), que integram a lista de eventos da 23ª Mostra da Produção Universitária (MPU). Nestas ações, foram apresentados diversos trabalhos de acadêmicos da Universidade e de outras instituições que contemplavam resultados de pesquisas importantes na temática em questão.

Ao todo, foram inscritos 652 trabalhos no CIC e 30 no CITEc, provenientes das mais distintas áreas do conhecimento e apresentados em formato presencial, seguido de discussão com os participantes da seção e mediado pela banca avaliadora. A lista dos estudantes de graduação que ganharam o Prêmio Destaque está disponível ao final deste texto.

Para o diretor de Pesquisa, Leandro Bugoni, o CIC é um evento desafiador pelo grande número de trabalhos, mas muito gratificante para observar os estudantes apresentando e discutindo com colegas e professores os seus resultados. Para o diretor do Parque Científico e Tecnológico da FURG, e parte da equipe da Proiti, Artur Gibbon, a importância do Citec reside em constituir-se como um espaço para visibilizar o fazer da Universidade, em especial da FURG, que vem promovendo e se destacando no desenvolvimento de conhecimento em tecnologia e inovação com impactos reais na vida das pessoas.

“É interessante poder apresentar isso em um congresso, e também, interagir com outros trabalhos de outras instituições que aqui também se fazem presentes. Esse ambiente vivo e dinâmico, que promove desenvolvimento por meio da educação, ciência e extensão é o verdadeiro potencial transformador de uma Universidade. Esse é um momento muito importante para nós, pois é aqui que a FURG pode mostrar sua capacidade e a sua produção de ponta, gerada pelo conhecimento acadêmico. Esse foi um ano muito especial em nosso congresso, com um número expressivo de trabalhos inscritos, de todas as áreas, o que também demonstra o quanto somos diversos e plurais”, destacou Gibbon.

Bugoni, por sua vez, destaca ainda que nesta MPU, os dois eventos e o funcionamento do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da FURG, desde o planejamento do edital, passando pela avaliação das propostas e culminando com a indicação dos bolsistas e relatório final na conclusão da bolsa, foram avaliados externamente pela pró-reitora de Pesquisa e Pós- graduação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Dinara Moura.

Os estudantes que receberam o prêmio e que foram bolsistas do CNPq ao longo do último ano poderão participar do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica da agência de fomento, lançado anualmente pelo CNPq. A Propesp irá oportunamente efetuar contato com os bolsistas e seus orientadores.

Confira a seguir a lista de trabalhos destaque:

Destaques