PPGEA

Projeto Ribombo transforma teses e dissertações em série de podcasts

Dissertação sobre Lyuba Duprat é assunto dos primeiros episódios

Afinal, quem é Lyuba Duprat? É com um podcast contando da vida e do legado da professora rio-grandina de língua e cultura francesas que o grupo de pesquisa Ribombo e a pesquisadora Olívia Nery (PUCRS) respondem a essa pergunta de modo inovador, inaugurando o projeto do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental (PPGEA) que adapta dissertações e teses para o formato storytelling em podcast.

Intitulado “Lyuba Duprat: objetos e afetos”, o primeiro podcast da série de narrativas é baseado na dissertação “A invisibilidade na materialidade: as pontes de memória nos objetos de Lyuba Duprat”, de Olivia Nery. Os cinco episódios do tema (e um extra) serão disponibilizados a partir do próximo dia 20 nas redes do grupo. O evento de lançamento do projeto será virtual, no dia 1º de dezembro, às 14h, na plataforma Google Meet, com a participação das pesquisadoras Maria Letícia Mazzuchi Ferreira (UFPel), Nubia Hanciau (FURG) e Luciana Dolci (FURG), e do secretário de Cultura do município, Ricardo Freitas.

De perspectiva aberta a diversas áreas do conhecimento, a iniciativa promove a discussão e o diálogo sobre novas formas de salvaguardar a memória e de popularizar a Ciência. O conteúdo produzido pelo projeto fica hospedado no site do grupo Ribombo. O trailer da proposta já está no ar.  Saúde mental do magistério deve ser o tema da próxima série de podcasts.

Lyuba Duprat

Lyuba Duprat (1900-1994) lecionou por mais de 70 anos na cidade do Rio Grande ao longo do século 20 e deixou acervo cultural expressivo e inspirador. A professora recebeu a condecoração Palmes Académiques, na França, e o título de professora Honoris Causa em agosto de 1992, em Rio Grande. Desde 2005, o Instituto de Artes e Letras (ILA) abriga sala de documentação com seu nome, que preserva objetos pessoais, doações em livros e outros materiais relativos à cultura francesa.

Convite