ILA

Programa Socializando a Leitura promove o XXVII Sarau Literarte

Ação abordou perspectivas afro-brasileiras e antirracistas no Ciclo de debates

Photograph: Divulgação

O Sarau Literarte aconteceu no início do mês de novembro e é fruto do projeto “Literarte: literatura em movimento”. A ação consiste em eventos lítero-artísticos apresentados em formato de sarau, nos quais são incorporadas múltiplas expressões artísticas, como a literária, musical, teatral, plástica, entre outras. A iniciativa torna a literatura uma experiência multipla, cativando diferentes públicos e promovendo um ambiente inclusivo e aberto à diversidade cultural, além de estabelecer e fortalecer a relação entre o indivíduo e a literatura.

O Programa Socializando a Leitura é coordenado pelos professores Artur Emílio Alarcon Vaz, Adriana de Oliveira Gibbon e Mairim Linck Piva, do Instituto de Letras e Artes (ILA), e que juntamente com o professor Rodrigo da Rosa Pereira, com a pós-graduanda Sara Nascente da Silva e com a graduanda Raquel Paes, promoveram a primeira edição do Ciclo de Debates em Relações Raciais: perspectivas afro-brasileiras e antirracistas, no qual, o encerramento consistiu no XXVII Sarau Literarte: perspectivas afro-brasileiras e antirracistas.

Com a temática africanidades, o XXVII Sarau Literarte incluiu a declamação de textos autorais pela artista Azinza e pelo artista Efêmero e intervenções pelo projeto de extensão Capoeira Camarada e pelo projeto coletivo que impulsiona a cultura marginalizada do SLAM, a Batalha das Gurias. Também houve declamações espontâneas do público. A exposição contou com artistas que enriqueceram o evento representando a força e beleza da cultura afro-brasileira. Além disso, a mostra exibiu obras dos artistas Alisson Affonso, Ingridy Silva, Jonas Fernando Martins Santos, Marcos José e José Luís Salvador.

*Estagiária em jornalismo, sob supervisão do jornalista Hiago Reisdoerfer.