Palestra

Prograd promoveu Fórum PET no sábado, 11

Atividade debateu a importância dos grupos para a FURG

A Pró-reitoria de Graduação promoveu no sábado, 11, Fórum dos Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da FURG. O evento ocorreu de forma on-line pelo canal oficial do Centro de Formação e Orientação Pedagógica (CFOP) no YouTube.

Na abertura da atividade, a mesa foi composta pela Pró-reitora de Graduação (Prograd), professora Sibele Martins, o Diretor Pedagógico, professor Daniel Silveira, e representando a comissão organizadora a tutora do PET Enfermagem, professora Giovana Calcagno. Estavam presentes a professora Luiza Machado, diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação (Diadg), que proferiu a palestra “Currículo e Extensão: um olhar para estudantes e sua formação no ensino superior junto ao Programa de Educação Tutorial” sob a mediação do diretor de extensão, André Lemes. Participaram também da ação tutores dos 12 grupos PET da universidade, os petianos e a comunidade acadêmica em geral.

A pró-reitora Sibele parabenizou a excelente atuação dos grupos e a organização do fórum, que proporciona elevadas discussões e integra a FURG com a comunidade. Falou também a respeito do tema central do evento, a contribuição do PET para a curricularização da extensão na FURG, destacando que neste contexto é interessante refletir sobre a forma de atuação e no impacto dos pilares ensino, pesquisa e extensão, tanto na universidade quanto na sociedade, bem como na relação de indissociabilidade no PET.

Na fala da professora Luiza e do diretor de Extensão André Lemes, foi enfatizado que dentro das características de cada pilar da universidade, algumas discussões atuais precisam de maior atenção. Entre essas discussões está a curricularização da extensão universitária, regulamentada pela Resolução nº 7 MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece que as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% da carga horária total de cursos de graduação. Dessa forma, se faz necessário discutir e entender como o PET pode contribuir para a manutenção e fortalecimento dos diversos aspectos da tríade universitária e sua indissociabilidade no ambiente universitário.

O PET, com seus 12 grupos, tem sido desenvolvido no âmbito acadêmico, a mais de uma década, tendo construído assim, uma trajetória sólida de ampliação da formação acadêmica e cidadã dos discentes, contextualizada sócio-historicamente e potencializadora da reflexão crítica, a partir das experiências vivenciadas pelos discentes e professores tutores no contexto universitário e em seu entorno.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval