ENCONTRO

Prograd e Progep realizam mais um evento da Pedagogia Universitária

Evento destacou a relevância na participação de processos de formação continuada

Photograph: Divulgação

Um espaço de reflexão, formação continuada e acolhida aos docentes ingressantes na universidade de janeiro de 2019 a maio de 2022. Assim foi o evento Pedagogia Universitária Conviver e (re)encontrar: emoções presentes nos espaços da universidade, promovido nos dias 7 e 8 de junho, no Cidec, pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd) e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), por meio do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap).

A mesa de abertura do evento contou com a presença do vice-reitor Renato Dias, da pró-reitora de Graduação, Sibele Martins, e da diretora Camila Estima, representando a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep), Lucia Anello. Cada um promoveu as boas-vindas aos participantes do evento e destacou a relevância na participação de processos de formação continuada. Segundo suas falas, a Pedagogia Universitária é um espaço de formação que, a cada encontro, se propõe a oportunizar reflexões sobre a forma de conhecer a docência e, também, pensar que exercer a docência não é uma experiência trivial, posto que toda experiência é modificadora para ambos os sujeitos, professores e estudantes. A docência é um lugar de aprender, de conviver, envolve não apenas conteúdos e teorias, mas também questões éticas, políticas e sociais. Nessa perspectiva, aprender modifica os sujeitos, alterando a sua capacidade de atuar no mundo.

Na sequência, o diretor pedagógico da Prograd, Daniel Silveira, proferiu a palestra Emoções no ensinar e no aprender: uma dimensão no domínio da docência. Ainda pela manhã, participaram da mesa temática “Flexibilização Curricular” o professor Francesco Lanciotti, pró-reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a professora Roberta Peres, da Universidade Federal do ABC.

Pela tarde, no primeiro dia, aconteceram mais duas atividades. Primeiro a mesa sobre “Saúde Mental dos Servidores da Universidade: algumas reflexões”, realizada pelas psicólogas da Progep/Furg. Em seguida, a mesa intitulada “Os impactos das mudanças curriculares do Ensino Médio para o Ensino Superior: Quem são os estudantes que ingressam na FURG?, sob a mediação da diretora do Instituto de Educação, Suzane Gonçalves.

No dia 8, na parte da manhã, aconteceu a mesa “Flexibilização Curricular: problematizando tempos, espaços, fontes e sujeitos do conhecer”, com a participação da professora Maria Isabel da Cunha (Ufpel), do vice-reitor da FURG, Renato Dias, e tendo como mediadora a professora Simone Anadon, do Instituto de Educação (IE/FURG). Durante a tarde foi realizada a última atividade do evento voltada aos coordenadores de cursos de graduação e integrantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), denominada “Alterações Curriculares: O que precisamos conhecer?”, sob a condução da diretora de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação (Diadg), Luiza Machado, bem como da coordenadora de Avaliação e Acompanhamento de PPCs, Rafaele Rodrigues.

O que é o Profocap
Previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI (2007-2010), o Profocap é uma atividade permanente vinculada à Prograd. Foi implantado em 2008 e, desde então, foram realizadas diversas atividades envolvendo a comunidade universitária, especialmente os docentes da instituição. O objetivo geral é viabilizar um espaço de estudo e discussão de temáticas relativas à ação docente no Ensino Superior, aprofundando e produzindo novos conhecimentos.

 

 

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