Pesquisa

Professores da FURG realizam estância de pesquisa na Universidade de Sevilha

O grupo de pesquisa da Universidade de Sevilha é reconhecido como referência na área de Didática das Ciências

Os professores Charles Guidotti, e João Harres realizaram uma estância de pesquisa na Universidade de Sevilha, na Espanha na última semana. Ambos são professores da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Charles é docente do Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG), o qual, João também é professor e colaborador.

Durante a estância, eles participaram de reuniões com pesquisadores espanhóis da área de Didática das Ciências, integrantes de grupos de pesquisa da Faculdade de Educação da universidade. Encontros que, segundo Charles, são importantes espaços de diálogo acadêmico, troca de experiências e aprofundamento sobre temas comuns de pesquisa, tais como inovação didática, formação de professores e questões climáticas.

Os professores apresentaram iniciativas desenvolvidas na FURG, com destaque para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e outros projetos de formação de professores coordenados por eles. As experiências despertaram interesse pelo modo como articulam universidade, escola e espaços de divulgação científica, especialmente por meio de feiras e mostras, como estratégias de formação docente e popularização da ciência.

Eles também participaram da Feira de Ciências da Andaluzia — a maior feira científica da região — e do Encontro de Escolas da Andaluzia pelo Clima, realizado nos dias 26 e 27 de abril, na cidade de Granada. Esses eventos reúnem instituições educacionais engajadas em práticas pedagógicas voltadas para a sustentabilidade e a educação ambiental.

Os docentes aproveitaram a oportunidade para conhecer a Faculdade de Educação da Universidade de Sevilha. Lá foram recebidos pela vice-diretora de Mobilidade,  que demonstrou entusiasmo com os programas de formação inicial e continuada de professores desenvolvidos pela FURG, bem como, com as possibilidades de futuras cooperações acadêmicas entre as instituições.

Para os professores "a estância representou um importante passo no processo de internacionalização do PPGECE, contribuindo para o desenvolvimento de novas pesquisas e para o fortalecimento de intercâmbios acadêmicos de curto e longo prazo", comentou Charles.

O grupo de pesquisa da Universidade de Sevilha é reconhecido como referência na área de Didática das Ciências, e essa aproximação institucional insere-se em um projeto de pesquisa coordenado pelos professores, com financiamento do CNPq e da FAPERGS.