Em maio de 2025 acontecerá a 9ª edição do Simpósio de Segurança Alimentar, realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Seção Regional Rio Grande do Sul (sbCTA-RS), em Bento Gonçalves. O evento, de proporção nacional, contará em sua equipe organizadora com três professores da FURG, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, ligados à Escola de Química e Alimentos (EQA): Mariano Michelon, atribuído como presidente da iniciativa; Jaqueline Garda-Buffon, presidente da sbCTA-RS; e Lucielen Oliveira dos Santos, coordenadora do Comitê Científico.
Além disso o evento conta também com o apoio da FURG, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) como instituições coparticipes. A iniciativa possui um grande impacto na área e é amplamente reconhecido como um dos principais do sul do Brasil, destacando-se no Estado com uma relevância que se estende a nível nacional e internacional.
“O Simpósio se destaca na área de ciência e tecnologia de alimentos, com um foco especial em segurança alimentar, explorando todo o contexto científico, social e econômico relacionado a essa temática crucial", destacou Mariano.
Nesta edição, o simpósio abordará o tema "Soluções Sustentáveis: enfrentando os desafios do clima e da alimentação". O objetivo é fomentar um debate profundo sobre como equilibrar o crescimento econômico com a preservação ambiental, garantindo ao mesmo tempo o acesso universal a alimentos seguros. Serão discutidas estratégias e alternativas para minimizar o impacto ambiental e promover o uso racional dos recursos naturais, buscando soluções que atendam tanto às necessidades alimentares quanto às exigências ambientais atuais.
Ainda de acordo com o presidente da edição, o evento visa reunir especialistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir soluções sustentáveis que possam mitigar os impactos climáticos sobre a produção e distribuição de alimentos. “Nos últimos dois anos, o Brasil sofreu com secas severas e chuvas intensas que prejudicaram cultivos agrícolas, elevando os custos de produção e contribuindo para a insegurança alimentar. Este cenário impulsiona a necessidade de práticas sustentáveis e de tecnologias inovadoras que possam garantir uma estabilidade na cadeia de produção e abastecimento de alimentos", aponta Mariano.
Além de fomentar o debate sobre segurança alimentar e sustentabilidade, a ação também busca fortalecer parcerias intersetoriais, incentivar a inovação tecnológica e promover visibilidade para pesquisas científicas que possam contribuir para a resiliência climática. O evento ocorrerá em 2025, ano em que o Brasil sediará a COP30 e estará em destaque internacional pelos seus esforços em discutir temáticas relacionadas a áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono.
As inscrições já estão disponíveis, e devem ser realizadas exclusivamente no portal da sbCTA-RS, juntamente com mais detalhes e informações pertinentes ao participantes.