PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Proexc lança e-book sobre extensão universitária na FURG

Publicação tem como base as experiências compartilhadas em evento sobre o tema

Com base nas experiências extensionistas compartilhadas no Encontro de Extensão Universitária, realizado pela FURG em 2019, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) divulga o e-book “Extensão Universitária da FURG: produção de conhecimentos a partir da prática extensionista”. A publicação está disponível no Repositório Institucional da universidade.

De acordo com a docente Carla Gonçalves, organizadora da ação, “termos concluído o Encontro de Extensionistas da FURG, em 2019, foi um movimento muito potente, quando o diálogo e as trocas plantaram as sementes que dariam origem a esta publicação. Dar visibilidade à produção extensionista tem sido um compromisso recorrente da Proexc, e o e-book amplia essa visibilidade, levando todo conhecimento produzido pela FURG para um maior número de pessoas”.

O Pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, afirma que o e-book “é fruto de experiências muito potentes da nossa FURG. Desde seu início, pelo seu espírito comunitário, de relação com a comunidade externa, a universidade se caracteriza como extensionista. Nossas práticas se articulam com a pesquisa e o ensino, e são absolutamente valorosas e importantes na transformação da sociedade e na nossa própria transformação, em nossos movimentos internos e externos e na busca da utopia. As experiências teorizadas em nosso livro se relacionam, para além de ações concretas junto à sociedade, na elaboração e gestação de políticas públicas. O livro é um documento, uma impressão de parte do que a FURG vem fazendo junto à sociedade".

O Encontro de Extensão Universitária, promovido pela Diretoria de Extensão (Diex) da Proexc, foi realizado em 27 de agosto de 2019. Integrando as comemorações do cinquentenário da FURG, o evento reuniu extensionistas da universidade e de outras instituições de ensino superior.