Uma iniciativa integrada entre as Pró-reitorias de Planejamento e Administração (Proplad) e Infraestrutura (Proinfra), o programa de capacitação de Planejamento de Contratações tem como objetivo capacitar servidores em contratações públicas, além de promover a integração entre as pró-reitorias e o engajamento dos servidores.
Os trabalhos foram iniciados no dia 17 de março, contando com a colaboração ativa da Diretoria de Administração de Material (DAM), através do servidor José Felipe Duarte da Silva, além da participação de servidores da Diretoria de Obras (DOB), Coordenação de Gestão Ambiental (CGA), Prefeitura Universitária (PU) e Coordenação de Fiscalização de Contratos Terceirizados (CCT).
De acordo com o pró-reitor de Infraestrutura, Rafael Paes, a principal motivação foi "a necessidade urgente de aumento da cobertura contratual e, consequentemente, da oferta de serviços relacionados a manutenção e infraestrutura". Dentre as contratações previstas pela FURG, estão cinco obras do PAC e dez serviços de manutenção predial, elétrica e de equipamentos. "Promover o aumento da cobertura contratual, a segurança e a conformidade legal são requisitos para o atendimento das demandas da infraestrutura da Universidade", salienta o pró-reitor.
Para o coordenador de Compras da Proplad, José Felipe Duarte da Silva, a parceria entre as duas pró-reitorias na capacitação dos servidores "reafirma o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos serviços públicos e a gestão responsável dos recursos orçamentários da Universidade. A troca de conhecimentos ao longo desses quatro encontros foi extremamente positiva e nos motiva a dar continuidade ao projeto, ampliando a participação para as demais unidades da FURG".
"A capacitação, além da socialização do conhecimento necessário para o nosso fazer, proporciona maior integração entre os setores da FURG, facilitando mais a comunicação intersetores. Com a capacitação, os novos instrumentos, procedimentos e saberes são mais rapidamente socializados no grupo", relata Mario Augusto Paz, engenheiro na DOB.
Para Joice Rocha Ferreira, administradora da Prefeitura Universitária, a capacitação voltada à elaboração dos documentos técnicos para processos licitatórios foi "muito relevante. A abordagem prática, com simulação de documentos e situações reais, trouxe maior clareza sobre as exigências legais e os cuidados necessários durante o andamento de todo o processo". Segundo ela, tal formato facilitou o entendimento e contribuiu para dar mais segurança, agilidade e qualidade nos trabalhos desenvolvidos. "Além disso, a troca de experiências entre os colegas fortaleceu o alinhamento da equipe, e esse curso ofertado reforça a importância de mantermos programas contínuos de capacitação em nossa Pró- reitoria", destaca.