ENSINO

Primeira edição do Encontro Gaúcho do Profmat acontece em novembro

Evento promoverá debates e apresentará pesquisas relacionadas à Matemática

Através de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o I Encontro Gaúcho do Profmat acontece nos dias 5 e 6 de novembro de 2021. O público-alvo são professores de Matemática da educação básica e do ensino superior de todo o Estado, além de estudantes de graduação em Licenciatura em Matemática e alunos e egressos do programa Profmat.

Realizado no formato online, o encontro visa contribuir com a formação e a capacitação do professor de Matemática do ensino básico, de promover debates e apresentar propostas e pesquisas relacionadas à Matemática e seu ensino. Além disso, pretende divulgar os trabalhos dos alunos atuais e egressos dessas três instituições de ensino, divulgar o Programa de Mestrado do Profmat e acompanhar a trajetória dos egressos e o impacto da pós-graduação nas suas carreiras profissionais.

A mesa-redonda e palestras versarão sobre temas relacionados à formação, à qualificação profissional e ao ensino da matemática em todos os segmentos da educação básica.

Também está prevista uma Sessão de Pôsteres, no formato online, para que os egressos do curso Profmat possam expor seus trabalhos e pesquisas na área da Matemática e seu ensino. Os pôsteres serão em formato de vídeos de até 3 minutos, com links disponíveis neste link.

As inscrições para o evento poderão ser realizadas em duas categorias: ouvintes ou apresentadores. Para ouvintes, as inscrições poderão ser realizadas até no dia do evento. Para a Sessão de Pôsteres, estará aberto o período de inscrição de 25 de setembro até 19 de outubro de 2021. Mais informações podem ser obtidas no Sistema de Inscrições da universidade.

Impacto na formação
O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

Ele visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

A FURG integra a rede de instituições associadas desde a implantação do programa, em 2011. Mais informações sobre o Profmat podem ser encontradas no site nacional do programa.